Início\ Informação \ Notícias
CAP premeia inovação no sector da vinha e do vinho
Realizou-se na sede da CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal, a cerimónia de entrega de prémios do 2º Concurso Universitário CAP – Cultiva o Teu Futuro – “Inovação no Sector da Vinha e do Vinho”, com a participação do Secretário de Estado da Agricultura, José Diogo Albuquerque

Um grupo do Instituto Politécnico de Viseu venceu o prémio de nove mil euros (destinado aos alunos concorrentes e aos respectivos professores orientadores), com um trabalho sobre "iogurtes enriquecidos com antioxidantes extraídos a partir dos compostos fenólicos do vinho".

O júri do concurso, organizado pela CAP, foi composto por João Machado, Presidente da Confederação, Luís Pato, enólogo e produtor, Frederico Falcão, Presidente do IVV - Instituto da Vinha e do Vinho, Jorge Monteiro, Presidente da Viniportugal, e por Telmo Vieira, Partner da Premivalor Consulting, promotora da iniciativa.

O Secretário de Estado da Agricultura, que procedeu à entrega do prémio, considerou que o concurso representa um "sinal positivo de modernização do sector agrícola" e que a inovação patente nos projectos apresentados é "fundamental para o sector".

Inscreveram-se 125 grupos, com trabalhos de áreas académicas diversas, num total de 388 alunos. O processo envolveu a eleição de 16 semifinalista e 5 finalistas, dos quais resultou a escolha do projecto vencedor. O concurso tem como objectivo promover a criatividade e a inovação junto da população académica, premiando os melhores trabalhos de diversas áreas científicas aplicadas ao sector agrícola e, neste caso, ao sector da vinha e do vinho.

O concurso Universitário CAP | Cultiva o teu futuro destina-se a alunos que à data da candidatura frequentem uma Licenciatura, Pós-Graduação, Mestrado, ou Doutoramento cujos programas contemplem conteúdos de Agronomia, Ambiente, Design, Gestão, Economia, Gestão Industrial, Saúde, Marketing, entre outros, e que pretendam apresentar um projecto no âmbito do tema em vigor para cada edição do concurso. A 1ª edição, lançada no ano lectivo 2011/2012, foi dedicada ao tema Inovação no sector do Azeite.

Fonte:  CAP