Início\ Informação \ Notícias
Vinhos do Douro e Porto são estrelas em Salvador da Bahia
O I Festival de Vinhos Portugueses na Bahia e a II Semana Cultural de Portugal em Salvador têm, este ano, dois convidados de honra: os vinhos do Porto e Douro.

Manuel de Novaes Cabral, presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP), convidado pela organização, vai ser o representante da região demarcada nas duas iniciativas, com duas conferências acerca da história e dos vinhos e da região.

Esta presença do IVDP nas duas iniciativas demonstra a mudança de paradigma que se tem vindo a assistir no Brasil, especialmente no Nordeste, nos últimos tempos. De acordo com o presidente do IVDP, os brasileiros, estão, hoje, «mais abertos ao consumo dos vinhos da Região Demarcada do Douro que, para além de ser moda, é também símbolo de prestígio».

O Brasil é um dos 10 maiores mercados, quer para os vinhos do Porto, quer para os vinhos do Douro e registou, inclusive, até Setembro de 2013, no caso dos vinhos do Porto, um aumento de quatro por cento no preço médio de compra.

O I Festival de Vinhos Portugueses na Bahia, pretende trazer ao nordeste brasileiro o melhor da cultura e dos vinhos portugueses. Durante todo o dia cinco de Outubro, no Tivoli Ecoresort, das 12:00 às 22:00 horas, importadores de vinhos brasileiros e produtores portugueses vão juntar-se no mesmo espaço para a troca de ideias, potenciando o intercâmbio comercial entre os dois países. Mesas de negócio e exposição de cultura portuguesa são algumas das atrações deste Festival.

Decorre ainda a conferência "A Região Demarcada do Douro - a mais antiga região demarcada e regulamentada do mundo", conduzida pelo presidente do IVDP, Manuel Cabral, iniciativa que conta com o apoio do Consulado de Portugal na Bahia e da Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil.

Já a II Semana Cultural de Portugal em Salvador, a realizar de sete a nove de Outubro, no Pestana Convento do Carmo, conta com a palestra "O Vinho do Porto: tradição, cultura e sociedade", dia oito, pelas 19:00 horas, conduzida pelo presidente do IVDP.

Para completar a presença portuguesa nesta Semana Cultural, os jantares dos três dias, sete, oito e nove, vão colocar a chefes brasileiros e nacionais o desafio da harmonização das ementas com vinhos genuinamente portugueses.

A este festival juntam-se ainda cantores portugueses reconhecidos do público, como Teresa Salgueiro. O desafio é o cruzamento harmonioso entre a cultura baiana e a diáspora portuguesa, da qual o vinho é um elemento fundamental.

 

 

Fonte: MEDIANA