Início\ Informação \ Notícias
Exportações de vinho verde fixam recorde em 2013
As exportações de vinho verde deverão ultrapassar os 40 milhões de euros em 2013, cerca de 39% da faturação total, disse hoje à Lusa o presidente da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV).

Estes resultados, assegura Manuel Pinheiro, representam o "melhor ano de sempre" em termos de exportações de vinho verde, o que face aos resultados de 2012 será um crescimento "entre 12 e 15%".

"É um ano recorde de exportações. Vamos fechar com mais de 40 milhões de euros de exportações", sublinhou o presidente da CVRVV.

As vendas nacionais, fruto das dificuldades económicas no país, apresentaram quebras superiores a 5%, pelo que a prioridade dos produtores concentrou-se este ano no estrangeiro.

"Sobretudo para mercados como os Estados Unidos da América, Canadá e Alemanha. As economias mais fortes ajudaram-nos a compensar as dificuldades do mercado nacional", explicou Manuel Pinheiro.

A produção de vinho verde distribui-se atualmente por 48 concelhos do noroeste de Portugal, envolvendo mais de 22.000 produtores e várias castas.

"Diria que 2013 foi um ano muito bom para os produtores de vinho verde que investiram nos mercados externos e nas suas marcas, e um ano muito difícil para aqueles, se calhar alguns mais pequenos, que estão presos no mercado nacional e até no regional à sua volta", reconheceu ainda.

Segundo o presidente da CVRVV, a procura de vinho verde este ano foi tal que alguns produtores chegaram mesmo a interromper o fornecimento, por rotura do produto armazenada, enquanto aguardam a vindima deste ano.

O cenário de exportações repete-se na Casa Agrícola Compostela, em que o mercado externo representa já cerca de 20% dos 150 mil litros de vinho verde ali produzidos a cada vindima.

"Sentimos também, um bocadinho à semelhança dos produtores da região e do país, que temos de crescer para o exterior. Temos já dificuldades em escoar o vinho, porque o mercado interno começa a ficar saturado", explicou à Lusa enólogo Horácio Vieira.

Em plena época de vindimas, este pequeno produtor de Vila Nova de Famalicão chega a tratar entre 27 a 30 toneladas de uva por dia, provenientes de uma área de cultivo de 38 hectares. Países como Alemanha, Polónia, França e Japão são os mais representativos nas contas dos destinos de exportação da Casa Agrícola Compostela, mas Brasil e Angola estão também na lista de mercados-alvo para o vinho das próximas campanhas.

 


Fonte: RTP / Lusa