Início\ Informação \ Notícias
TEJO é a região portuguesa mais medalhada
Quatro ‘Vinhos do Tejo’ foram escolhidos pela revista americana Wine Enthusiast – uma das mais prestigiadas publicações mundiais na área de vinhos – para figurar no top 100 dos melhores vinhos do mundo, na categoria “Best Buy” em 2013.

A região Tejo é a região portuguesa que regista maior número de vinhos neste ranking sendo que a segunda Região mais medalhada só inclui dois vinhos.

O Casaleiro Reserva Touriga Nacional-Castelão-Trincadeira 2012', conquistou o 12º lugar no ranking, seguindo-se o ‘ Fuiza Premium Touriga Nacional-Cabernet Sauvignon 2011', da Fiuza & Bright, que alcançou o 45º posto, o ‘Forma de Arte Reserva Tinto 2009', desenvolvido pela Quinta do Casal Monteiro, que registou a 57ª posição e, por fim, a Casa Cadaval que assumiu, com o ‘Padre Pedro Tinto 2010', o 74º lugar na lista dos 100 vinhos que a revista considera ‘melhores compras' deste ano.

"No mundo dos vinhos, a Wine Enthusiast e os seus editores distinguem-se pelo prestígio que têm vindo a conquistar, ou seja, este top 100 é um certificado de garantia de que os estes vinhos, eleitos anualmente como as ‘melhores compras' mundiais, são, apesar do preço reduzido, vinhos de elite", afirma José Pinto Gaspar, presidente da Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVR Tejo).

Numa análise ao ‘ranking nacional', verifica-se que a Wine Enthusiast Magazine selecionou 10 vinhos portugueses, dos quais 4 pertencem à região do Tejo, 2 ao Alentejo, 1 à região da Bairrada, 1 à Península de Setúbal, 1 ao Douro e 1 à região do Vinho Verde.

Para apurar a tabela, designada por ‘Top 100 Best Buys', o painel de jurados da Wine Enthusiast provou, ao longo dos últimos 12 meses, milhares de vinhos, oriundos de 17 países de todo o mundo, comercializados a um preço não superior a 15 dólares. 

A partir daqui, os critérios para a eleição dos 100 melhores vinhos, privilégio que coube a cerca de 5% do total de candidatos iniciais, assentaram na relação entre a pontuação atribuída a cada néctar e ao seu preço de mercado, a par da preocupação do júri em equilibrar a lista no que respeita a tipos de vinho, casta e origem.

Dos 100 vinhos selecionados, 10 são portugueses, destacando Portugal na 3ª posição no que respeita o número de vinhos distinguidos, lugar ultrapassado apenas por França e EUA.

"Esta classificação é um grande motivo de orgulho para nós e para os produtores da CVR Tejo, mas também para os demais produtores da região e o país, na medida em que serve de estímulo para que continuem e reforcem a aposta na qualidade dos vinhos portugueses", acrescenta José Pinto Gaspar. 

Com um universo de cerca de 680 mil leitores, a Wine Enthusiat Magazine aborda as editorias de vinhos, bebidas espirituosas, gastronomia, viagens e lazer.