Início\ Informação \ Notícias
Exportações de vinho do Porto para o Brasil seguem em queda
Exportações para o mercado brasileiro nos primeiros oito meses do ano caíram 11%, acelerando a tendência de queda que vinha dos meses anteriores, e que contraria o ligeiro crescimento de 1,6% das vendas mundiais de vinho do Porto.

Aquele que é um dos mais tradicionais produtos portugueses está a enfrentar uma crise de aceitação no mercado brasileiro. O vinho do Porto acumulou de janeiro a agosto exportações de 2,52 milhões de euros para o Brasil, valor que fica 11% abaixo do verificado nos primeiros oito meses do ano passado.

A queda acumulada até agosto, segundo os dados do IVDP - Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, mais do que duplica a queda que as exportações de vinho do Porto para o Brasil tinham em maio, quando apresentavam um recuo de 4,6% na comparação com o período homólogo do ano passado.

O acelerar da tendência negativa das vendas de vinho do Porto para o Brasil fez com que este mercado perdesse peso na lista dos principais destinos mundiais do vinho do Porto. No final de agosto o Brasil era o 11º mercado global de vinho do Porto, com 1,3% de quota. O 10º maior mercado era a Dinamarca, que até agosto importou 3,1 milhões de euros de vinho do Porto, mais 45% que no ano passado.

O país onde os produtores lusos mais venderam vinho do Porto foi, no primeiro semestre deste ano, a França, com vendas de 48,5 milhões de euros, em queda de 4,5% face ao ano passado. O segundo maior mercado foi Portugal, com vendas de 30,2 milhões de euros e um crescimento de 4,1%. 

Em terceiro lugar vem a Holanda, para onde seguiram 24,2 milhões de euros de vinho do Porto, menos 0,9% que no primeiro semestre de 2012. Ainda à frente do Brasil estão destinos como Estados Unidos da América, Bélgica, Reino Unido,  Canadá, Alemanha, Espanha e Dinamarca.

Globalmente, as vendas de vinho do Porto de janeiro a agosto ascenderam a 198,7 milhões de euros, mais 1,6% do que no mesmo período do ano passado, de acordo com o IVDP.

Mercados como a Alemanha, Canadá, Dinamarca e Estados Unidos estão a sustentar o crescimento das vendas de vinho do Porto, com aumentos nas suas importações na casa dos dois dígitos. Bélgica e Brasil, pelo contrário, são alguns dos mercados onde as vendas de vinho do Porto estão a cair mais de 10% face ao ano passado.

 

Fonte: Portugal Digital