Início\ Informação \ Notícias
Melhor Vinho Tinto Português distinguido na China é da Região do Tejo
Melhor Vinho Tinto Português distinguido na China é da Região do Tejo das 74 medalhas ganhas pelos vinhos portugueses só 2 são troféus regionais.

O Moura Basto, Reserva, Tejo 2010 (Enoport United Wines) foi o vinho tinto português a ser distinguido com o Troféu Regional, a mais importante distinção existente no ‘Decanter Asia Wine Awards', uma das maiores competições mundiais de vinhos, que ocorreu na China, de 16 a 19 de setembro.

Das 74 medalhas ganhas pelos vinhos portugueses neste concurso apenas 2 dizem respeito a troféus regionais, a maior distinção da competição e que só pode ser atribuída a vinhos que tenham vencido uma medalha de ouro na fase inicial do concurso e que sejam reconhecidos como o melhor da região na sua categoria.

"Um Vinho do Tejo, o Moura Basto Reserva Tinto 2010, foi o melhor vinho tinto português eleito nesta competição asiática, pelo que, naturalmente, estamos muito satisfeitos, não só pelo reconhecimento da ótima qualidade que os nossos vinhos apresentam, mas, também, porque a China é um mercado extremamente importante para nós", afirma José Pinto Gaspar, presidente da Comissão Vitivinícola da Região do Tejo (CVR Tejo).

Para além da distinção de Troféu Regional, os Vinhos do Tejo arrecadaram, ainda, 9 medalhas, 3 de prata, 3 de bronze e 3 distinções de vinhos recomendados pelo júri do concurso.

No total das medalhas ganhas pelos vinhos portugueses no ‘Decanter Asia Wine Awards', duas dizem respeito a Troféus Regionais e duas a medalhas de ouro, sendo que o único da categoria dos vinhos tranquilo premiado foi o da região do Tejo, visto que os outros três se referem a Vinho do Porto.

Os vinhos portugueses venceram, ainda, 16 medalhas de prata, 38 de bronze e 16 medalhas de vinhos recomendados pelo júri do concurso.

Iniciado em 2012 pela Revista ‘Decanter', a qual é comercializada em 92 países, esta competição vai apenas na 2ª edição, mas é já um dos maiores concursos mundiais de vinho, que recebeu um total de 2.300 vinhos de todo o mundo.

Os vinhos premiados no ‘Decanter Asia Wine Awards' irão ter a oportunidade de participar numa série de provas e feiras no continente asiático ao longo de 2013 e 2014.