Início\ Informação \ Notícias
Portugueses “beberam” mais 7,3% de vinho do Porto até Setembro
Sector aumentou as vendas no mercado interno durante os primeiros nove meses do ano, beneficiando também de um crescimento do preço médio na ordem dos 5%.

As empresas de vinho do Porto venderam quase 800 mil caixas (de 12 garrafas) de vinho do Porto no mercado nacional entre Janeiro e Setembro, o que representou um aumento de 2,3% em volume e de 7,3% em valor, já que, ainda face ao período homólogo, o sector conseguiu vender a um preço médio 5% mais caro.

Segundo os dados oficiais do Instituto do Vinho do Douro e do Porto (IVDP), Portugal assume-se como o segundo maior mercado, em valor, para este vinho generoso produzido na mais antiga região demarcada do mundo. Nos primeiros nove meses deste ano, os portugueses e os turistas que visitaram o País compraram um total de 35 milhões de euros.

Para estes resultados, o instituto público que controla a qualidade e certifica o vinho do Porto destaca o contributo do projecto "Saber Servir, Vender Melhor", lançado em Fevereiro de 2012. Aos profissionais da restauração foram ensinados pormenores sobre a história do vinho, os seus diferentes estilos, a "descodificação" da garrafa (rótulo, contra-rótulo e tipo de rolha), temperaturas e condições de guarda, a importância do copo ou as possíveis harmonizações gastronómicas.

O IVDP, presidido por Manuel Cabral, contabiliza que já foram ministradas 40 formações, abrangendo um total de 180 estabelecimentos e 491 profissionais de restauração e hotelaria só na área do Porto e do Douro. Além da "mais-valia para a consolidação das vendas de Porto em território nacional", faz com que "os turistas tomem mais contacto com os diferentes tipos e marcas de vinho do Porto" e divulguem melhor o produto no seu país de origem. 

 

Fonte: Jornal de Negócios