Início\ Informação \ Notícias
VINHOS DE LISBOA são os mais consumidos na Noruega
Os noruegueses procuram, cada vez mais, os vinhos portugueses e a prova disso é o 8º lugar alcançado por Portugal no ranking de países exportadores para aquele mercado, resultados que têm vindo a aumentar de ano para ano e que, em 2012, registaram um valor de cerca de 2 milhões e 300 mil litros comercializados.

Segundo dados da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa (CVR Lisboa), os vinhos desta região são os que mais têm contribuído para colocar Portugal no ranking dos grandes exportadores para a Noruega.   "Em 2012, ano de algum crescimento, 61 por cento do total de vinhos portugueses exportados para a Noruega foram da Região de Lisboa, que, ao todo, comercializou mais de 1 milhão e 400 mil litros", afirma Vasco d'Avillez, presidente da CVR Lisboa.

O consumo de vinhos portugueses na Noruega tem crescido, sobretudo, no segmento de brancos, onde se registou um aumento de 17,3 por cento nos primeiros 6 meses de 2013 face ao período homólogo anterior.

"As exportações dos Vinhos de Lisboa acompanham esta tendência de crescimento dos vinhos portugueses, com um grande aumento no consumo dos vinhos brancos, mas a nossa grande base de negócio continua a ser o vinho tinto", mantendo uma presença que vem dos anos 50, quando ambos os países pertenciam à EFTA, explica o responsável.

O perfil do consumidor norueguês justifica esta tendência nos hábitos de consumo, uma vez que prefere bebidas com um menor teor alcoólico.

"O consumidor norueguês é cada vez mais cuidadoso com o teor alcoólico do vinho e esse perfil permite-nos prever algumas tendências de consumo. É esperado que, no médio e longo prazo, as vendas de vinho tinto baixem alguma coisa e que as vendas de brancos, sobretudo, e depois de rosés e espumantes aumentem", refere Vasco d'Avillez.

Esta tendência pode ser mais um fator de sucesso para os Vinhos de Lisboa, uma vez que é uma das duas únicas regiões portuguesas que produz vinho leve, um vinho que tem um teor alcoólico baixo, entre 9 e 10ºgraus.

O vinho português mais vendido da Noruega é, também ele, da região de Lisboa, sendo que o Vidigal Reserva 2010, vinho tinto, ocupa o 15º lugar no ranking dos 20 vinhos de garrafa best-sellers neste mercado.

Uma vez que os vinhos da região de Lisboa são os que mais contribuem para os resultados das exportações, conseguidas pelos vinhos portugueses na Noruega, a CVR Lisboa vai receber entre hoje, segunda-feira, dia 11 de novembro, e a próxima sexta-feira, dia 15, a equipa de compradores de vinho do monopólio da Noruega que estão interessados em aumentar o volume de importação destes vinhos no seu mercado.

Durante os 5 dias da visita são 9 os produtores da CVR Lisboa que os Compradores do Monopólio identificaram para serem visitados.

No dia 14, quinta-feira, será feita por estes técnicos uma Prova de cerca de 100 vinhos de mais de 20 produtores da Região Lisboa, com a qual se encerra a visita.