Início\ Informação \ Notícias
Número recorde de empresas portuguesas levam o vinho esta semana a Xangai
Um número recorde de cerca de 70 empresas portuguesas vinícolas e alimentares participa numa grande feira internacional do setor em Xangai, a partir da próxima quarta-feira, ao lado de mais de mil expositores de dezenas de países.

Nos últimos quatro anos, as exportações de vinhos portugueses para a China triplicaram, somando 8,494 milhões de euros no primeiro semestre de 2013. Se a tendência se mantiver, no final deste ano, o volume total deverá atingir cerca 17 milhões de euros, contra apenas 8,5 milhões em 2010.

A participação recorde de empresas portuguesas na "FHC China 2013" coincide com o anunciado empenho do governo chinês de converter o consumo interno no novo motor do crescimento económico do país e aumentar as importações, aproveitando a acentuada valorização do yuan face ao euro e ao dólar norte-americano.

Segunda economia mundial, logo a seguir aos Estados Unidos, a China continua a crescer acima dos 7,5% ao ano e possui as maiores reservas cambiais do planeta, estimadas, em setembro passado, em 3,66 biliões de dólares (2,65 biliões de euros).

A "FHC China 2013" decorre até à próxima sexta-feira.

Na edição do ano passado, que reuniu 1.500 expositores de 70 países e regiões, o certame atraiu cerca de 30.000 profissionais do setor.

 

Fonte: Dinheiro Vivo