Início\ Informação \ Notícias
Menos infracções nas vindimas no Douro. Genuidade defendida
Durante cinco semanas, nove fiscais percorreram cerca de 30 mil quilómetros na região demarcada do Douro e áreas limítrofes. Proteger e defender as denominações de origem Douro e Porto é o principal objectivo

Nove fiscais do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) percorrem cerca de 30 mil quilómetros, em cinco semanas, para fiscalizar toda a vindima, desde o corte das uvas, ao transporte e à entrada nos centros de vinificação.

Foram fiscalizados 236 centros de vinificação, 277 viaturas e 20 parcelas de vinha, operação que resultou em sete autos de notícia, menos dois do que em 2012.

"Não fizemos nenhuma apreensão, ao contrário do ano passado, e registámos muito menos casos de trânsito irregular de uvas para a região demarcada", refere à Renascença o presidente do IVDP, Manuel Cabral.

A diminuição do número de infracções reflecte o "efeito positivo" da fiscalização no combate às irregularidades no Douro. "Os diferentes agentes envolvidos na vindima já interiorizaram que há regras para cumprir", enfatiza Manuel Cabral.

As acções de fiscalização acontecem durante o ano inteiro, mas intensificam-se na época das vindimas devido a um maior movimento de uvas na região demarcada.

O objectivo é controlar a produção e circulação dos produtos do Douro, garantir o cumprimento das normas em vigor e a genuinidade das denominações de origem Douro e Porto.

"Os vinhos produzidos na região demarcada do Douro, em particular o vinho do Porto, são os nossos grandes embaixadores e, por isso, aquilo que nos compete é um trabalho com importância ao nível nacional", realça o presidente do IVDP.

A fiscalização do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto é feita em articulação com comissões vitivinícolas, nomeadamente com as regiões vinícolas dos vinhos Verdes e do Dão, com a Autoridade para a Segurança Alimentar e Económica, a Autoridade Tributária e Aduaneira, e a GNR de Vila Real, Bragança, Guarda e Viseu.

 

Fonte: Rádio Renascença