Início\ Informação \ Notícias
APHORT associa-se a programa “Vinho com moderação”
A Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo (APHORT) estabeleceu recentemente um protocolo com a Associação dos Comerciantes e Industriais de Bebidas Espirituosas e Vinhos (ACIBEV), com o objectivo de implementar em Portugal o programa europeu “Vinho com moderação”.

"Este programa corresponde a uma iniciativa do sector do vinho europeu e tem como objectivo promover o consumo responsável e moderado desta bebida, contribuindo para a prevenção do consumo abusivo e seguindo a estratégia da União Europeia para apoiar os Estados Membros a reduzir os malefícios relacionados com o álcool", explica a APHORT em comunicado.

Com esta parceria, a APHORT e a ACIBEV comprometem-se a desenvolver acções conjuntas dirigidas aos profissionais do sector da restauração, "de forma a que os estabelecimentos nacionais adoptem os princípios do programa Vinho com Moderação, praticando um serviço responsável junto dos clientes", lê-se na mesma informação da associação.

Entre as acções previstas, a APHORT destaca um programa de formação que visa dotar estes profissionais das ferramentas necessárias para "familiarizar os consumidores dos riscos do abuso e do uso impróprio, assim como dos benefícios do consumo moderado de vinho".

"Sendo actualmente a única associação nacional do sector com expressão europeia, através da sua representação na HOTREC, a adesão da APHORT a este projecto traduz o compromisso que a Associação assumiu perante o Fórum Europeu sobre álcool e saúde no combate aos efeitos nocivos inerentes a um consumo irresponsável deste tipo de bebidas", refere ainda a APHORT.

 

Fonte: Turisver / I.M.