Início\ Informação \ Notícias
Companhia das Quintas reforça enologia
John Woronsthac é o novo enólogo consultor da Companhia das Quintas, vindo reforçar a atual equipa de enologia dirigida por Joao Corrêa.

John é australiano e tem grande experiência enológica internacional. Começou no mundo dos Vinhos pela mão do seu compatriota Brian Coser, durante os estudos em Geologia na Universidade em Adelaide. Concluí a sua graduação em Enologia em 1984 e recebeu a prestigiosa bolsa de Ron Potter. Depois trabalhou como assistente de Enologia na Campbells', em Rutherglen, e na Saltrams, em Barossa Valley. Após esse período, viajou pelo mundo durante cinco anos e rapidamente ganhou conhecimento das práticas de produção de vinho das mais diversas regiões. Sendo um dos primeiros "flying winemakers", John trabalhou para a Yalumba, Penfolds (Nooriotpa, Yenda e Loxton) na Austrália, Clos du Bois, na Califórnia, Hugels, na Alsácia e Tim Marshall, em Nuits St Georges, Borgonha, na década de 1980.

Nos anos 90 John fixou residência em Inglaterra e estabeleceu-se como consultor de vitivinicultura na Thames Valley Vineyard, em Twyfird, Berkshire. Mas tinha ainda tempo para dar apoio a vários produtores de uva e de vinhos e ajudou a transformar a indústria vitivinícola Inglesa.

John Woronsthac vem assim reforçar a equipa de enologia da Companhia das Quintas, onde recentemente ocorreu uma ‘baixa' , com a saída de Nuno do Ó, o enólogo que mais estreitamente trabalhava com o director de enologia, Joao Corrêa. A sua contratação prendeu-se, sobretudo, com a estratégia de incremento de exportação da Companhia das Quintas; John será assim um importante contributo para adequar o perfil dos vinhos da empresa aos diferentes tipos de consumidores em diferentes regiões geográficas. Recorde-se que a Companhia das Quintas, liderada por Bernardo Gouvêa (CEO), faz vinhos em várias regiões portuguesas: Douro, Beira Interior, Lisboa, Bucelas e Alentejo. A empresa recebeu, no último ano, o maior conjunto de altas classificações e o maior número de galardões da sua história.

 

Fonte: Revista de Vinhos