Início\ Informação \ Notícias
Mouchão 2007 alcança melhor pontuação entre os vinhos de mesa portuguese​s no Top 100 da Wine Enthusiast
A revista norte-americana Wine Enthusiast acaba de publicar a lista dos 100 Melhores Vinhos do Ano, uma seleção eleita pelos editores da revista e que resulta da avaliação de 16.500 vinhos de todo o mundo. O Mouchão 2007, da Herdade do Mouchão, adega centenária do Alentejo, alcançou a pontuação mais elevada entre os vinhos de mesa portugueses (95 pontos), ocupando o 13º lugar do ranking.

Este vinho produzido à base de Alicante Bouschet, casta que foi plantada pela primeira vez em Portugal na Herdade do Mouchão, foi distinguido pela revista como "Escolha do Editor". O crítico da revista, Roger Voss, descreve-o como um vinho "poderoso e denso, que revela um caráter rústico, com muita fruta vermelha e taninos. Este vinho soberbo tem corpo e concentração, acidez equilibrada e muita maturidade. Produzido pela legendária Herdade do Mouchão, apresenta uma excelente capacidade de envelhecimento."

Mouchão 2007 é um retrato fiel do terroir onde é produzido, traduzindo a filosofia e caráter forte da Herdade do Mouchão. Com métodos de produção clássica, as uvas são pisadas com a tradicional pisa a pé em lagares de pedra. Após fermentação, o vinho estagia 24 a 36 meses em tonéis de carvalho português, macacaúba e mogno, terminando com um estágio de 24 meses em garrafa.

Um longo envelhecimento que resulta num vinho forte e inesquecível, cor granada profunda. No nariz revela aromas intensos de menta e eucalipto com compota de azeitona e especiarias. No palato, apresenta-se longo e estruturado, sugerindo um conjunto de taninos sólidos e frescos, que asseguram a sua longevidade.

O TOP 100 dos melhores do ano da revista americana Wine Enthusiast é um dos mais respeitados do setor, destacando os melhores vinhos do mundo segundo critérios de qualidade, preço e disponibilidade. O ranking destaca os vinhos que os editores consideram únicos, equilibrados, apelativos e que proporcionam uma experiência de puro prazer a quem os prova.

 

Fonte: Local.pt