Início\ Informação \ Notícias
Imprensa brasileira impressionada com o rejuvenescimento do Douro
Até 6 de Dezembro (sexta-feira) dois jornalistas brasileiros visitam o Porto e o Douro.

Os jornalistas brasileiros Jorge Carrara, da Folha de São Paulo, e Cesar Adames, das revistas ADEGA e diVino Sabores, visitam o Porto e o Douro durante esta semana a convite do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP). Cesar Adames, para além de estar fascinado com as cores outonais, está impressionado "com a preocupação no rejuvenescimento do Douro através do trabalho feito em torno da imagem dos vinhos." Para Jorge Carrara, o Douro é uma "região que pensa no futuro e que está em contínua e acelerada evolução. Uma região de gente de talento".

O objetivo desta visita é sobretudo a promoção internacional da região no Brasil, que é o quarto mercado que mais compra vinho de Denominação de Origem Controlada Douro (DOC Douro) com uma quota que corresponde a 4,7%. 

Manuel de Novaes Cabral, presidente do IVDP, refere que esta " é mais uma ação de internacionalização que permite levar não só os produtos, mas também a cultura do Porto e do Douro cada vez mais longe, através de reconhecidos opinion makers".

Depois de uma visita ao IVDP, onde Jorge Carrara e Cesar Adames ficaram a conhecer o Instituto, os processos de prova e certificação e os procedimentos do laboratório, os dois jornalistas estão no Douro até quinta-feira, 5 de dezembro, onde visitam quintas da região, estabelecendo um contacto próximo com os produtores. Fazem também diversas provas de vinho e, para melhor conhecerem o Douro, está prevista uma pequena viajem de barco no Pinhão. 

Sexta-feira, os jornalistas estão de regresso ao Porto onde visitam as caves de em Vila Nova de Gaia, ficando assim ainda mais familiarizados com os procedimentos de armazenamento do vinho do Porto.