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Exportações de vinho do Porto para o Brasil caíram mais de 10% até novembro
O Brasil permaneceu em novembro fora do "Top 10" dos maiores consumidores mundiais de vinho do Porto, apresentando uma evolução negativa face a 2012, contrariando o crescimento global de 4,3% das vendas do tradicional produto português.

As exportações de vinho do Porto para o mercado brasileiro atingiram nos primeiros onze meses do ano passado a marca de 3,55 milhões de euros, valor que ficou 10,1% abaixo do registado no mesmo período de 2012, segundo os números mais recentes do IVDP - Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto.

No final de novembro o Brasil representava 1% do total de vendas dos vinhos do Porto em todo o mundo, ocupando o 11º lugar entre os principais destinos do tradicional produto português.

A descida nas exportações de vinho do Porto para o Brasil contrastou com a evolução global das vendas de vinho do Porto, que de janeiro a novembro de 2013 somaram 336,9 milhões de euros, mais 4,3% do que no mesmo período do ano anterior.

O maior mercado para o vinho do Porto continuou a ser o francês, responsável por vendas de 75,5 milhões de euros até novembro, num crescimento de 5,3% em termos homólogos.

O segundo maior mercado foi Portugal, onde as vendas cresceram 7,2%, para 47,5 milhões de euros. Em terceiro lugar surge o Reino Unido, onde o vinho do Porto facturou 45,9 milhões de euros, mais 6,5% do que no período de janeiro a novembro de 2012.

Entre os 15 maiores consumidores mundiais de vinho do Porto o Brasil foi o mercado que teve a maior queda, de acordo com as estatísticas do IVDP. Já a Suécia teve o maior crescimento em termos homólogos: 82,6%.

Os 15 maiores mercados para o vinho do Porto em 2013 (janeiro a novembro):

1. França (22,8%)

2. Portugal (14%)

3. Reino Unido (13,7%)

4. Holanda (11%)

5. Bélgica (8,9%)

6. Estados Unidos da América (8,2%)

7. Canadá (4,2%)

8. Alemanha (3,4%)

9. Dinamarca (1,9%)

10. Espanha (1,2%)

11. Brasil (1%)

12. Suécia (0,9%)

13. Suíça (0,9%)

14. Itália (0,7%)

15. Rússia (0,7%)

 

 

Fonte: Portugal Digital