Início\ Informação \ Notícias
Exportações de vinhos da Beira Interior cresceram 21% em 2013
Os vinhos produzidos na Beira Interior conheceram em 2013 um aumento das exportações de 21% relativamente a 2012, anunciou hoje a Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior (CVRBI).

Segundo a CVRBI, os vinhos da Beira Interior "terminaram o ano de 2013 com um aumento das exportações de 21% relativamente ao ano transato, com mais de 620.000 garrafas de vinho exportado".

"Os mercados que mais se destacaram, fora da União Europeia, foram Angola, Brasil, China e Estados Unidos da América (EUA). Na Europa, os mercados da Polónia, França, Suíça e Luxemburgo foram os mais importantes", refere a Comissão Vitivinícola Regional numa nota enviada à agência Lusa.

Numa altura em que a conjuntura económica "não é a mais favorável" para o negócio dos vinhos, a fonte assinala que o aumento nas exportações é o resultado da estratégia que a CVRBI tem vindo a implementar "na internacionalização e na presença em alguns dos eventos vínicos mais importantes a nível nacional".

As ações realizadas estão a aumentar "gradualmente" a notoriedade da região e a "tornar possível aumentar as vendas dos vinhos da Beira Interior", reconhece.
Aquela entidade, que tem sede na cidade da Guarda, anuncia que este ano "continuará a dar ênfase aos mercados externos", com uma ação prevista para os EUA, para finais de fevereiro, e para a presença na London International Wine Fair (Londres), de 02 a 04 de junho.

A nível nacional, os vinhos da Beira Interior marcarão presença no SISAB - Salão Internacional do Setor Alimentar e Bebidas 2014, a realizar em Lisboa, nos dias 17, 18 e 19 de fevereiro, indica a direção da CVRBI liderada por João Carvalho.

Em maio, aquela entidade também realizará o 7.º concurso de vinhos produzidos na região demarcada da Beira Interior, que abrange as zonas vitivinícolas de Castelo Rodrigo, Cova da Beira e Pinhel.

 

 

Fonte: Jornal da Madeira