Início\ Informação \ Notícias
Exportados 315 ME de vinho do Porto em 2013, aumento nas categorias especiais
Em 2013, foram exportados 315 milhões de euros de vinho do Porto, o que representa um aumento de 3,4% do volume de negócios, com destaque para as categorias especiais que tiveram um “ano de excelência”.

Segundo dados do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP), as exportações de categorias especiais de vinho do Porto - os Porto ‘premium' - tiveram dos "melhores resultados de sempre" no ano passado.

"Estes resultados refletem o empenho do setor no sentido de valorização do produto", afirmou hoje o presidente do IVDP, Manuel de Novaes Cabral.
Para o responsável, "o mérito é das empresas que se dedicam, dia a dia, a inovar e a levar este vinho do Porto cada vez mais longe".

Os dados globais das exportações deste vinho produzido na mais antiga região demarcada do mundo apontam para um aumento de 3,4% no volume de negócios, para os 315 milhões de euros.

A quantidade global deste produto vendido para o exterior decresceu 3,6% para os 7,5 milhões de caixas de nove litros.

No entanto, em 2013, a quota de mercado de exportação de Porto ‘premium' foi pela primeira vez superior a 21% (21,8%) em quantidade e ultrapassou os 40% em valor (128 milhões de euros).

Cerca de 1,7 milhões de caixas de categorias especiais deste produto saíram de Portugal para o mundo, verificando-se um crescimento de 3,1% em quantidade e 8,6% no preço médio.

Até agora, o melhor ano para os Porto ‘premium' tinha sido 2007 com quotas de mercado de 20,7% em quantidade e 37,7% em valor.

A categoria especial que mais contribuiu para este crescimento em 2013 foi o ‘vintage', com o 'vintage' 2011 a representar 50% da quantidade exportada deste tipo de vinhos.


Em 2013, quase 40 empresas fizeram a declaração ‘vintage' relativa aos vinhos colhidos em 2011, a qual só é possível após a luz verde do IVDP.

O ano de 2011 foi mesmo considerado o da maior declaração ‘vintage' de sempre no vinho do Porto.

Em termos de vendas, os ‘vintage' registaram um aumento de 87% com 91 mil caixas, mais 510 mil garrafas do que no ano anterior.

Segundo o IVDP, os reserva continuam a liderar nas categorias especiais, com 700 mil caixas, tendo registado um aumento de 4,1% em quantidade, mais 331 mil garrafas do que em 2012.

O vinho do Porto com indicação de idade cresceu 2,3% e os colheitas 2,2%.

Reino Unido, Estados Unidos da América, Canadá e Holanda são os cinco principais mercados importadores de Porto ‘premium', com o Reino Unido a deter uma quota de 40%.

Estes dados dizem respeito apenas às exportações, não estando ainda contabilizados os números do consumo interno deste produto.

O IVDP é um instituto público, com jurisdição sobre todo o território nacional, que tem como missão promover os vinhos do Porto e do Douro, bem como proteger e defender as denominações de origem Douro e Porto e da indicação geográfica Duriense.

 

Fonte: Jornal da Madeira