A revista norte-americana "Wine & Spirits" na sua edição de Janeiro faz a secleção dos melhores 50 vinhos portugueses, distinguindo o Pedra Cancela do enólogo João Paulo Gouveia, distribuído pela Lusovini.
"Tem havido um reconhecimento generalizado da qualidade do trabalho que a Lusovini presta e da idoneidade dos produtores com que trabalha", considera Casimiro Gomes. "É muito gratificante ver marcas como o Pedra Cancela ganharem uma grande notoriedade nos mercados. Por isso o nosso trabalho irá continuar na mesma linha, procurando afinar cada vez mais o portefólio de referências que são entregues a cada cliente".
Recorde-se que, a Lusovini representa mais de 70 marcas de vinho em todo o mundo, das quais quase cinquenta são feitas em parceria com alguns dos mais reputados enólogos e produtores nacionais: João Paulo Gouveia/Pedra Cancela, Domingos Alves de Sousa/Tapadinha, Álvaro de Castro/Quinta de Pinhanços, Ricardo Guerra/Quinta das Hidrângeas, Anselmo Mendes, Marta Simões/Quinta da Alorna, Luís Duarte/Monte Alcântara e Rapariga da Quinta, entre outros. "Estas parcerias constituem, aliás, o ADN da empresa: juntar o "know-how" do seu aparelho comercial ao "know-how" de quem faz os vinhos, pondo-os a conceber e a afinar marcas em conjunto", salienta a empresa em comunicado.
Volume de negócios subiu 20% em 2013
A Lusovini aumentou, em 2013, o volume de negócios em 20% e duplicou os resultados operacionais consolidados face a 2012. Os mercados externos são responsáveis por 70% da facturação, apesar das "vendas de vinho em Portugal tenham crescido exatamente na mesma proporção do que no estrangeiro: 20%", revela a empresa, em comunicado.
"Para uma empresa que nasceu sobretudo para internacionalizar os vinhos portugueses é igualmente muito importante conseguir bons resultados no mercado nacional: este também cria riqueza e, sobretudo no canal restaurantes, tem sido uma área fascinante para as marcas e para os vinhos", afirma Casimiro Gomes, presidente da Lusovini. Segundo o responsável, a empresa vai continuar a espalhar projectos pelo mundo "numa lógica de reinvestimento permanente, todo ele direccionado ao mercado: listas de vinhos cada vez mais ambiciosos construídos com os produtores nossos parceiros".
O mercado angolano pesa cerca de 25% do resultado total, enquanto o mercado brasileiro começa a dar sinais de maior expansão.
Quanto a tipos de vinho, foi o Vinho do Porto o produto que mais cresceu, não tanto em volume mas nas referências de maior valor agregado.
Para 2014 a meta é voltar a crescer 20% no volume de negócios. Nos países onde tem empresas próprias - Portugal, Angola, Brasil e Moçambique - o Grupo Lusovini irá apostar em iniciativas que juntam os vinhos que distribuem com pratos emblemáticos da gastronomia portuguesa.
Fonte: Jornal i
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