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Essência do Vinho já esgotou espaço para produtores
Mais de três mil vinhos, de 350 produtores, estarão em prova a partir de 27 de Fevereiro no Palácio da Bolsa, no Porto. Cada visitante de fora gasta uma média de 270 euros por dia na cidade.

Ainda falta mais de um mês para a 11ª edição do Essência do Vinho, que decorre entre 27 de Fevereiro e 2 de Março, mas a organização anunciou esta terça-feira que já tem a totalidade dos espaços de expositores comercializada. São esperados perto de vinte mil visitantes no Palácio da Bolsa, no Porto.

Neste que é considerado o mais relevante evento do sector a nível nacional estarão representados mais de 350 produtores, totalizando mais de três mil vinhos em prova, nacionais e estrangeiros. Comprados antecipadamente, os bilhetes custam 10 euros, subindo o preço para 16 euros nas bilheteiras abertas nos dias do evento.

Um inquérito do ISAG - Instituto Superior de Administração e Gestão, realizado durante a última edição, mostrou o grau de satisfação de quem visitava pela primeira o evento (98,2%) e daqueles que repetiam essa visita (97,1%). Citado num comunicado da organização, o estudo indicou ainda que 95% dos visitantes mostraram a intenção de regressar este ano.

Com formação superior e entendidos em vinho

Provar vinhos (53,1%), motivos profissionais (38,5%) e curiosidade (34,6%) são as principais motivações da visita à Essência do Vinho, no Porto. O visitante tipo tem 44 anos, formação superior (77% dos inquiridos) e afirma-se "conhecedor" do produto (52% das respostas). Apenas 14% se assumem "grandes conhecedores", ao passo que 30% admitem ter um "conhecimento limitado".

Entre os visitantes que pernoitaram no Porto, 83% ficaram alojados em hotéis - e um em cada três dormiram em unidades de quatro estrelas -, e contabilizaram fazer uma despesa média diária de 270 euros na cidade Invicta durante os dias deste evento, organizado pela empresa EV - Essência do Vinho, dirigida por Nuno Pires e Nuno Botelho (na foto). Este último, o sucessor de Rui Moreira na presidência da Associação Comercial do Porto. 

 

Fonte: Jornal de Negócios