Início\ Informação \ Notícias
Vintage da Quinta do Noval e cidade do Porto premiados pela revista WINE
O Quinta do Noval Nacional Porto Vintage 2011 é o melhor vinho de 2013 para a revista WINE-Essência do Vinho, que também elegeu a cidade do Porto como "Destino Gastronómico" do ano.

Os dois prémios constam de uma lista de 12 relacionados com vinhos e gastronomia e relativos ao ano anterior, que vão ser entregues esta noite numa cerimónia que terá lugar no Porto, perante cerca de 200 convidados.

A Quinta do Noval é o "produtor mais independente e singular entre os cinco grandes nomes do vinho do Porto", refere aquela publicação, salientando, ainda, que o vinho distinguido tem um perfil "elegante, fresco e denso".

O Porto venceu o prémio Destino Gastronómico de 2013 graças ao seu "cosmopolitismo" e ao crescente número de turistas que o procuram, "muito interessados" em descobrir a sua gastronomia e os vinhos disponíveis, explica a revista Wine.

O presidente da empresa Symington Family Estates, Paul Symington, e o crítico gastronómico do semanário "Expresso", José Quitério, foram considerados "Personalidade do Ano", no vinho e na gastronomia, respetivamente.

A Wine justifica a eleição de Paul Symington com os "fortes investimentos que a família Symington, o principal grupo de Vinho do Porto, realizou no último ano".

José Quitério é um "precursor na crítica regular de restaurantes na imprensa portuguesa, bem como "pesquisador e defensor da cozinha tradicional portuguesa".

Os restantes premiados pela WINE na área gastronómica são Vítor Matos ("Chefe de Cozinha do Ano", Largo do Paço - Casa da Calçada, Amarante), Il Gallo d`Oro ("Restaurante Gastronómico do Ano", hotel The Cliff Bay, Funchal) e DOP ("Restaurante com Melhor Serviço de Vinhos", Porto).

Nos vinhos, a revista entendeu distinguir também a casa Barbeito ("Produtor do Ano", Vinho Madeira), a empresa Muxagat ("Produtor Revelação do Ano", Douro), Francisco Albuquerque ("Enólogo do Ano", Madeira Wine Company) e Pedro Carnaz ("Sommelier do Ano", Hotel Ritz Lisboa).

Pela primeira vez, há um prémio para a "Personalidade do Ano no Brasil", tendo a escolha recaído em Manuel Chicau, da distribuidora "Adega Alentejana", que já "opera um pouco por todo o Brasil e representa algumas das mais emblemáticas marcas de vinhos portugueses".

 

 

Fonte: RTP