Início\ Informação \ Notícias
Luiz Horta selecciona vinhos portugueses
O jornalista de gastronomia e vinhos do jornal Estado de São Paulo, Luiz Horta, esteve recentemente em Portugal para degustar 250 vinhos.

O objectivo foi seleccionar os 20 produtores de vinho que vão participar no evento ‘Find Importer Day', organizado pela ViniPortugal, no dia 18 de Março, no Consulado de Portugal em S. Paulo, no Brasil. 

O Find Importer Day foi criado para que os produtores portugueses possam encontrar parceiros e distribuidores no Brasil, um mercado prioritário para Portugal, mas também para que os produtores já representados naquele país possam alargar a sua comercialização noutros estados. «Os vinhos portugueses têm algo inestimável no mundo: castas autóctones em profusão, tradição na elaboração e riqueza de estilos. Alguns vinhos da nossa região são bons, pelo aperfeiçoamento de uma casta, como a Malbec na Argentina e a Tannat no Uruguai, sou entusiasta daqueles vinhos, mas a variedade de Portugal não se atinge em poucos anos, mas em décadas. Nada consegue superar a pluralidade dos vinhos portugueses, onde se encontram coisas como um Madeira, um Porto de 40 anos? Portugal corre no seu próprio trilho, sem concorrentes», afirmou Luiz Horta. «Portugal soube inovar sem perder o vínculo com o passado. O horizonte é amplo, há grandes vinhos para qualquer ocasião. No panorama vinícola Portugal só encontra paralelos na França e Itália, oferecendo melhores valores», rematou o jornalista, para quem as provas na Viniportugal só vieram reforçar a sua opinião. «Eu já era um grande entusiasta dos vinhos portugueses. As provas desta semana reforçaram minha convicção, há regiões esquecidas como o Dão que precisam ser redescobertas e novas regiões. Há muitas uvas pouco conhecidas, há um mundo compactado num espaço tão pequeno. Portugal vinícola é um espanto, um tesouro do mundo».


Luiz Horta é jornalista de gastronomia e vinhos, tendo colaborado com as revistas Gula, Wine Style e o jornal Folha. É colunista do caderno Paladar, do jornal O Estado de S. Paulo, desde sua criação há 8 anos. Assina nesse jornal uma página semanal sobre vinhos e bebidas espirituosas. Desde 2009, é o colunista titular de vinhos do jornal, sucedendo ao grande conhecedor de vinhos Saul Galvão. É consultor da Jancis Robinson para as publicações Atlas Mundial dos Vinhos e Oxford Companion to Wine. Traduziu, entre outras publicações, as Memórias de Jancis Robinson e livros de Jeffrey Steingarten, Daniel Boulud, Anthony Bourdain. Publicou a colectânea «O melhor do comer e beber» e recentemente lançou o livro «Vinhos que cabem no seu Bolso».




Fonte: Maria João de Almeida