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Ações de promoção de Vinho Madeira para o mercado norte-americano
O Instituto do Vinho, Bordado e Artesanato da Madeira está a promover, este mês, mais um conjunto de ações com vista a atrair os consumidores norte-americanos para o Vinho Madeira, numa operação que envolve as empresas do setor e que decorre nos Estados Unidos e na Região.

De acordo com uma nota de imprensa, as ações decorrem em Nova Iorque, mas também por cá, na Madeira. Assim, do lado de lá do Atlântico já teve lugar uma especial prova de Madeira com queijos que decorreu no dia 7 de fevereiro e é aguardada com expetativa a realização de um jantar para sommeliers de topo, de Manhatan, no dia 17 deste mês. Neste momento está também a ser produzida uma brochura divulgativa de diferentes iguarias gastronómicas em combinações com Vinho Madeira, propostas por um reconhecido chef nova iorquino chef David Santos.

Por cá, estiveram de visita à Região Vitivinícola da Madeira, ao longo desta semana, um grupo de profissionais norte-americanos composto por sommeliers e wine writers. Todos os convidados são do Estado de Nova York e detentores de proeminentes currículos em áreas relacionadas com o sector dos vinhos e gastronomia: Scott Carney, diretor de Wine Education no prestigiado International Culinary Center; Pascaline Lepeltier, Head Sommelier no prestigiado restaurante Rouge Tomate; Juliette Pope, diretora de bebidas no New York's Gramercy Tavern, o qual recebeu o prémio the Wine Spectator Best of Award of Excellence pela sua carta de vinhos e Jonh Gilman um ex sommelier e atualmente critico de vinhos com uma influente publicação denominada View from the cellar.

Estas ações de promoção decorrem no âmbito do Programa Comunitário "Ações de Informação e Promoção de Produtos Agrícolas em Países Terceiros" e neste ano de 2014 arrancaram com a prova de Madeira com queijos que foi conduzida por Candela Prol, uma Wine Educator que visitou a Madeira em 2012 e ainda por Max McCalman, considerado uma das lendas vivas do mundo dos queijos, pela sua experiência e savoir fair e um acérrimo defensor da sua produção artesanal. Esta prova teve uma forte adesão e a combinação dos Madeiras com queijos revelou-se surpreendente obtendo rasgados elogios dos presentes que deixaram o seu testemunho: "Que grande experiência! Madeiras e queijos! Foi um seminário fantástico e fez-me relembrar como são deliciosos os Vinho Madeira" - Arlyn Blake.

A 17 de fevereiro o Vinho Madeira será a estrela num jantar a decorrer no Terroir Wine Bar, onde os profissionais do setor irão acompanhar a refeição com verdadeiras relíquias de Vinho Madeira. São precisamente este grupo de profissionais, os sommeliers, que têm disso alvo de muitas das ações promocionais do Vinho Madeira, pois são os grandes influenciadores do cliente na hora de escolher o vinho a acompanhar a refeição.

"Acredita-se que o esforço comercial e a estratégia conjunta do IVBAM com as empresas exportadoras de Vinho Madeira têm contribuído para um saldo bastante positivo e sustentável do crescimento deste mercado, paralelamente no reconhecimento/posicionamento da marca Vinho Madeira nos Estados Unidos da América", conclui a nota.

 

Fonte: Jornal da Madeira