Início\ Informação \ Notícias
Quinta da Alorna inaugura parque fotovoltaico
Produtor de vinho diz que projecto irá gerar retorno de 300 mil euros.

A Quinta da Alorna vai inaugurar um parque fotovoltaico, que deverá gerar um retorno de 300 mil euros num prazo de 15 anos, segundo revelou fonte oficial do produtor de vinhos.

O sistema foi instalado pela Ikaros Hemera e vai produzir anualmente 138,33 megawatts (MWh) e pretende aproveitar a nova lei em Portugal que permite o auto-consumo sem obrigação de injectar energia na rede e que pode ser importante para as empresas agrícolas. Esta lei prevê a criação de três novos enquadramentos legais: auto-consumo sem ligação de potência à rede, com ligação de potência à rede e em sistemas isolados das redes do Sistema Eléctrico de Serviço Público.

O parque será instalado na própria Quinta de Alorna numa área de quase 1.500 metros quadrados, com um retorno anual de 15% e uma recuperação do capital investido em 5 anos, segundo a informação disponível no "site" da Ikaros-Hemera.

A Quinta de Alorna tem uma história de cerca de 100 anos de ligação ao sector dos vinhos, em Portugal e um passado colorido com ligações a famílias nobres do país, das quais se destacam os Távoras, no século XVIII. Está há cinco gerações nas mãos da família Lopo de Carvalho. 

 

Fonte: Jornal de Negócios