Início\ Informação \ Notícias
À descoberta do Porto com o vinho como guia
Chegou o "Guia de Gastronomia & Vinhos da Cidade do Porto", pleno de propostas e trajectos para as descobertas do visitante.

Muito do que é hoje, o Porto deve-o ao vinho. E não tem a ver só com o actual momento de fulgor turístico, mas antes com a história e o desenvolvimento da cidade. Foi com impostos lançados sobre o comércio de vinhos que se rasgaram arruamentos e se traçou o futuro da urbe, o vinho ajudou a fundar e instalar a Universidade, e é também devido à secular presença da comunidade britânica ligada ao comércio do vinho que se forjou boa parte do carácter da cidade.

Estas são algumas das pistas para conhecer o Porto através do vinho, um roteiro que tem como guião a restauração e respectiva oferta de vinhos. Um guia bem saboroso e apetitoso, mas que se anuncia também recheado de informação e muita utilidade. Chama-se Guia de Gastronomia & Vinhos da Cidade do Porto, acrescentando ser indicado "para apreciadores", e é da autoria de Paulo Russel-Pinto e Sérgio Jacques, que assina as fotografias.

Com o claro objectivo de funcionar como guia útil para o turista que visita o Porto, a obra parte de informações de contexto para uma série de percursos concretos de oferta gastronómica para o guiar na descoberta.

O guião assenta na relação próxima entre a comida e os vinhos, sendo os diversos percursos organizados por áreas da cidade, tendo como orientação as casas onde se pode comer ou divertir, mas com o denominador comum da disponibilidade para saborear um vinho.

É no capítulo dedicado aos "Bairros do Porto e a sua comida" que se encontram indicações sobre restaurantes e outras casas de comida e a respectiva ligação ao vinho. Além de um capítulo dedicado às caves de vinho do Porto, a obra inclui ainda uma completa enunciação de "Restaurantes com grandes listas" de vinho; detalhada informação sobre "Restaurantes fora do centro"; um roteiro para "Vinho a copo e petiscos"; outro sobre "Vinho à noite"

A apresentação oficial da obra, que tem 128 páginas e deverá ter uma edição em inglês antes da Páscoa, está marcada para a próxima sexta-feira no Palácio da Bolsa (18h), no âmbito da Essência do Vinho, e estará à venda nas lojas Fnac e Livraria Lello.

 

 

Fonte: Publico