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Exportações de vinho do Porto para o Brasil caíram 8,6% em 2013
O mercado brasileiro teve no ano passado uma redução da procura de vinho do Porto, mas permanece como o terceiro maior consumidor do tradicional produto português fora da Europa. Este ano a promoção será reforçada com provas de vinho do Porto no Rio de Janeiro e em São Paulo.

As exportações de vinho do Porto para o mercado brasileiro somaram 3,79 milhões de euros em 2013, um resultado que fica 8,6% abaixo do alcançado no ano anterior, revelam as mais recentes estatísticas do IVDP - Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto.

Os dados da instituição portuguesa mostram que o Brasil voltou a ficar em 2013 fora do "Top 10" dos maiores mercados mundiais de consumo de vinho do Porto. No final de dezembro o Brasil ocupava a 11ª posição, num "ranking" liderado pela França, para onde Portugal exportou cerca de 78,9 milhões de euros em vinho do Porto.

A queda de 8,6% das exportações de vinho do Porto no final de 2013 acabou por ser ligeiramente menor do que a tendência apresentada no período de janeiro a novembro, em que as vendas de vinho do Porto para o Brasil tinham apresentado uma queda de 10,1%.

Globalmente, os produtores de vinho do Porto facturaram 365,4 milhões de euros em 2013, mais 2,4% do que em 2012, segundo o IVDP. Depois de França, o segundo maior mercado no ano passado foi Portugal, onde as vendas de Vinho do Porto cresceram 4,1%, para 54,3 milhões de euros. O terceiro país que mais consumiu o tradicional produto vínico luso foi o Reino Unido, com um crescimento de 8,6%, para 49,8 milhões de euros.

O Brasil fechou 2013 como o terceiro maior mercado para o vinho do Porto fora da Europa, atrás dos Estados Unidos da América (EUA), para onde Portugal exportou 29,6 milhões de euros, e do Canadá, com 15 milhões de euros.

Globalmente, atrás do Brasil estão mercados que em 2013 tiveram um consumo muito próximo, como foram os casos da Suíça e da Suécia, para onde foram exportados 3,6 e 3,4 milhões de euros de vinho do Porto, respectivamente.

Para 2014 o IVDP já definiu o Brasil como um dos mercados prioritários para promoção do vinho do Porto. O objectivo da entidade portuguesa é "alargar o desejo "aspiracional" do vinho do Porto à nova classe média e média-alta". A estratégia passa por reforçar a comunicação com "parceiros de elevada notoriedade" e "alargar a base territorial de actuação".

Já para o próximo mês de abril está prevista a realização de seminários educativos no Brasil sobre o vinho do Porto, bem como provas no Rio de Janeiro e em São Paulo. O investimento do IVDP nesta campanha no mercado brasileiro está avaliado em 150 mil euros.

 

Fonte: Portugal Digital