Início\ Informação \ Notícias
Essência do Vinho premeia vintage da Graham's, um verde Soalheiro e um tinto Pintas
Um vinho do Porto Graham's, um verde branco Soalheiro e um tinto duriense foram eleitos os melhores vinhos portugueses de 2013 pelo júri da Essência do Vinho (EV), evento que termina domingo no Palácio da Bolsa, no Porto.

A eleição do "TOP 10 Vinhos Portugueses, integrada no programa da EV, decorreu hoje e envolveu 18 jurados, entre críticos, escanções, jornalistas e líderes de opinião, de Portugal, Brasil, Dinamarca, Espanha, Finlândia, Suécia e Reino Unido.

"Os jurados provaram e avaliaram um conjunto de 55 vinhos: 10 Vinhos do Porto Vintage 2011, 13 vinhos brancos e 32 vinhos tintos, pré-selecionados pela revista WINE - A Essência do Vinho, de acordo com as classificações obtidas ao longo último ano", informa a organização da EV.

O vinho do Porto Vintage com melhor pontuação, o melhor vinho branco e os oito tintos mais bem classificados constituem o "Top 10" de uma prova que decorreu no Salão Árabe do Palácio da Bolsa durante "mais de duas horas e meia"

Nas três categorias concorrentes, a vitória foi para os vinhos Graham's Stone Terraces Vintage 2011, Soalheiro Primeiras Vinhas 2012 e Pintas tinto 2011.

O primeiro é um Porto produzido pela Symington Family Estates, o segundo vem da região dos vinhos verdes, do projeto VinusSoalheiro, e o Pintas é um tinto do Douro elaborado pela empresa Wine & Soul.

Foram também distinguidos tintos Monte da Ravasqueira (Regional Alentejano, 2.º classificado), Quinta de São José (Douro, 3.º), Quinta da Touriga Chã (Douro, 4.º) Estremus (Regional Alentejano, 5.º), CV - Curriculum Vitae (Douro, 6.º), Marias da Malhadinha (Regional Alentejano, 7.º) e Procura (Regional Alentejano, 8.º).

A organização da Essência do Vinho agendou a entrega dos prémios para um jantar marcado para esta noite.

Em simultâneo, a Câmara Municipal do Porto, que integra a rede Great Wine Capitals, rede de grandes vinhedos do mundo, entregará os prémios portugueses "Best Of Wine Tourism 2014", que pretendem realçar boas práticas, serviços e oferta de enoturismo.

Estes prémios vão para o Centro Multimédia Porto Cruz (em Gaia, na categoria "Experiências Inovadoras em Enoturismo"), Morgadio da Calçada (no Douro, na categoria "Arquitetura e Paisagem"), Quinta do Tedo (Douro, na categoria "Serviços de Enoturismo") e o restaurante VINUM (Gaia, na categoria "Restaurantes Vínicos").

O prémio internacional na categoria "Alojamento" foi atribuído ao hotel The Yeatman, em Gaia.

A Essência do Vinho, que este ano cumpre a sua décima primeira edição, apresenta mais de 3.000 vinhos de 350 produtores, nacionais e estrangeiros, em prova livre.

A organização é da empresa homónima, em parceria com a Associação Comercial do Porto.

 

 

Fonte: Porto Canal / Lusa