Início\ Informação \ Notícias
Vinhos de Lisboa venderam mais 5 por cento em 2013
Os vinhos da Região de Lisboa venderam mais €3M (+5 por cento) em 2013, anunciou hoje a Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa (CVR Lisboa).

"Estes números, recorde-se, dizem respeito à produção certificada da Região Vitivinícola de Lisboa", afirma Vasco d'Avillez, presidente da CVR Lisboa.

De um modo geral, e devido às condições climáticas, a produção da região caiu 18% relativamente ao ano anterior. No país, a produção de vinho caiu cerca de 25%, em relação ao ano transacto.

Apesar deste decréscimo, a produção da Região de Lisboa situou-se nos 90 milhões de litros.

Deste volume, a CVR Lisboa vendeu 23,5 milhões de selos, que equivalem, aproximadamente, a um igual número de garrafas.

"A certificação acabou por aumentar porque se espera, em 2014, uma maior exportação de vinho. Os produtores, para garantirem resposta ao aumento da procura nos mercados, trataram de certificar maior quantidade do que no ano anterior", explica o presidente da CVR Lisboa.

De acordo com a mesma fonte, uma região como a de Lisboa que produz 90 milhões de litros pode sempre certificar mais do que os cerca de 25% que certifica atualmente.

A sustentar estes resultados estão as exportações que voltaram a subir de 60% para 65%, sendo que, de todo o vinho da região que é certificado, apenas 35% fica em território nacional.

O top 6 dos mercados mais importantes para os  Vinhos de Lisboa continua a ser composto por Angola, Brasil, EUA, Europa do Norte e China, sendo que, em 2013, a Rússia passou a fazer, também, parte deste ranking, uma vez que os investimentos que tinham vindo a ser feitos neste mercado se começaram a materializar.

"Esperamos que, a partir de 2014, os resultados relativos aos mercados sejam ainda melhores, uma vez que para o triénio 2014/2016 os investimentos a fazer vão passar a contemplar a Namíbia e a África do Sul, para além de Angola e Moçambique, onde já operávamos, constituindo, assim um eixo de comercialização de vinhos da Região de Lisboa em África.", refere Vasco d'Avillez.

De acordo com o presidente da Comissão, todo o vinho produzido na Região de Lisboa vale no mercado, anualmente, €80M.

A CVR Lisboa espera, em 2014, um acréscimo deste valor, quer pelo subida do preço do Vinho quer pelo aumento da quantidade certificada.

 


Fonte: