Início\ Informação \ Notícias
Vinhos “Poeira” e “Pó de Poeira” assentam bem a Robert Parker
A Quinta do Poeira, do enólogo Jorge Moreira, acaba de ver o seu projeto distinguido com elevada pontuação atribuída aos seus vinhos na edição de Fevereiro do guia “Wine Advocate”, de Robert Parker, o mais influente crítico de vinhos do mundo.

Os tintos ‘Poeira' e ‘Pó de Poeira', da colheita 2011, obtiveram, respetivamente, 94 e 91 pontos.

Mark Squires, colaborador de Parker para os vinhos tranquilos portugueses, avalia os vinhos da Quinta do Poeira como impressionantes e com elevado potencial de envelhecimento.

O "topo de gama" Poeira é considerado "vibrante" e "bem estruturado", "emanando aromas sensuais", podendo ser bebido até 2027, pois promete "grande expressividade" à medida que for envelhecendo. O segundo vinho, Pó de Poeira é elogiado pela sua "elegância" e "concentração", revelando uma "performance atraente".

A Quinta do Poeira está situada em Provesende, ao longo de uma encosta voltada a Norte na margem direita do Rio Pinhão. É esta exposição que, segundo Jorge Moreira, confere identidade aos seus vinhos, possibilitando um amadurecimento mais lento, que melhor preserva os aromas, os sabores e a acidez.

Desde a primeira colheita, com o Poeira (2001) e mais tarde com o Pó de Poeira (2006), que Jorge Moreira insiste em dividir a produção dos seus vinhos igualmente entre a exportação e o mercado nacional, onde são distribuídos pela Decante Vinhos, uma distribuidora que, por vocação e definição, constrói o seu portfólio com vinhos de produção familiar, de pequena e média dimensão, mas essencialmente, únicos e com carácter.

Fundada em 1996, a Decante Vinhos é uma distribuidora de capitais 100% nacionais com instalações em Lisboa, Porto e Algarve, e duas dezenas de colaboradores. Com um volume de negócios na ordem dos 7 milhões de euros e crescimento sustentável de dois dígitos ao ano, representa no seu portfólio todas as regiões do país e outros vinhos de referência em França, Espanha e Itália.

 

 

Fonte: LOCAL.PT