Início\ Informação \ Notícias
Mais de 200 produtores portugueses presentes na Prowein
Dusseldorf, na Alemanha, acolhe entre os próximos dias 23 e 25 de Março, mais uma edição da Prowein, a principal mostra internacional do sector vitivinícola.

E Portugal estará em força nesta importante montra, com 217 produtores a fazerem-se representar no evento.

No espaço da ViniPortugal estarão 131 produtores, a que se juntam outros 48 sob a "bandeira" do Instituto do Vinho do Douro e Porto (IVDP) e mais 38 com a Comissão Vitivinícola Regional dos Vinhos Verdes. A organização da Prowein, uma mostra aberta apenas a profissionais dos sectores vínico e gastronómico, anuncia para este ano a presença de mais de 4000 stands, representando cerca de cinco dezenas de países.

A estratégia portuguesa assenta na divulgação da diversidade de vinhos e estilos que o país pode oferecer e na capacidade para surpreender os visitantes. A ViniPortugal anunciou em comunicado algumas das acções que vão ser levadas a cabo, destacando-se a presença de oradores locais e internacionais que apresentarão temas que "exploram a diversidade do vinho, com degustação de vinhos selecionados".

Estão previstos 15 seminários ao longo dos três dias da Prowein. Entre outros, o mestre sommelier Hendrik Thoma levará os visitantes numa expedição pelas regiões costeiras e montanhosas de Portugal, onde grandes vinhos são produzidos; a sommelier Christina Fischer e o chefe e autor Patrick Jabs vão desafiar o público com uma harmonização de vinhos e sabores portugueses; Joshua Greene, editor de uma das mais conceituadas revistas de vinhos norte-americana - a "Wine & Spirits" -, vai apresentar a sua selecção dos 50 melhores vinhos portugueses; e Axel Probst dará a conhecer a sua selecção de vinhos do Porto The Magnificent 2011, um dos melhores Vintages.

O plano de marketing da ViniPortugal para 2014 está orçamentado em 7,5 milhões de euros e vai concentrar-se em 11 mercados internacionais estratégicos, num total de mais de uma centena de acções de características diversificadas.

 

Fonte: Revista de Vinhos