Início\ Informação \ Notícias
Quer aprender a servir (e vender) vinho do Porto?
O Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP) vai trazer, pela primeira vez, a Lisboa a ação de formação "Saber Servir Vender Melhor".

As inscrições são gratuitas e limitadas a 15 participantes. Desde 2012, até hoje a ação abrangeu 230 estabelecimentos e 600 profissionais.

Depois de dois anos a formar profissionais de bares e da restauração em vinho do Porto na área do Porto e Douro, o IVDP vai realizar a ação de formação no Solar do Vinho do Porto, na rua de São Pedro de Alcântara, n.º 45 - Bairro Alto,  a 31 de março. Com repetição no mesmo local, de 1 a 3 de abril.
Este é um projeto de educação sobre vinho do Porto dedicado, em exclusivo, ao território nacional e à restauração, que pretende sensibilizar os profissionais para a forma correta de servir e vender vinho do Porto, com o objetivo de aumentar as vendas.

Em 2013 o mercado nacional cresceu 4,1% em volume de negócios em relação a 2012, mantendo-se como o segundo maior mercado em valor para o vinho do Porto - mais de 54 milhões de euros, o correspondendente a mais de um milhão de caixas.

Cada sessão divide-se em duas partes: teoria e prova. Durante a parte teórica, são abordados, de forma sintética, temas como a história do vinho do Porto, a região-berço (Douro), o papel do IVDP (com destaque para as valências na área do controlo de qualidade e da certificação), a produção, os estilos de vinho, a "comunicação" ou "descodificação" da garrafa (rótulo, contra rótulo e tipo de rolha).

A parte prática incide sobre o serviço (temperaturas de serviço de guarda, condições e práticas de guarda, a importância do copo) e as possíveis harmonizações gastronómicas. 

A formação tem uma duração entre 90 a 120 minutos e, no final, cada participante tem direito a um diploma do IVDP, comprovativo da frequência da formação.  

Os interessados nos dias 31 de março e 2 de abril devem inscrever-se enviando uma mensagem paramarketing@ivdp.pt com o nome completo, indicação da entidade para a qual trabalham e referência ao dia em que pretendem participar.

 

Fonte: Dinheiro Vivo