Início\ Informação \ Notícias
Vinho Madeira com maior visibilidade na imprensa internacional
Nos meses de Fevereiro e Março foram publicados dois extensos artigos sobre o Vinho Madeira e a Região Demarcada da Madeira, em publicações internacionais, nomeadamente na revista 'Vinbladet' e na 'newsletter' electrónica 'View from the Cellar'

A Vinbladet é uma revista dinamarquesa, propriedade do 'wine lover' Peter Winding, especializada em vinhos e bebidas espirituosas. Tendo a sua edição de Março sido praticamente toda dedicada ao Vinho Madeira e à ilha que lhe dá o nome. Com o tema de capa 'O Milagre Madeira' e ao longo de 26 páginas são relatados vários artigos específicos sobre o Vinho Madeira, em particular o método de produção, as castas, o 'terroir', as empresas produtoras e exportadoras de Vinho Madeira, entre outros temas. É focado também o papel e apoio do Instituto do Vinho, do Bordado e Artesanato da Madeira (IVBAM), ao sector vínico, nomeadamente através dos campos experimentais e da Adega de S. Vicente. O Destino Turístico Madeira é também realçado através da sua hotelaria e restauração.

A 'View from the Cellar',  'newsletter' electrónica, da autoria do norte americano John Gilman, na sua edição de Fevereiro, foi totalmente dedicada ao Vinho Madeira, sob o título 'Madeira - Vinhos intemporais da Ilha'. Nas suas 70 páginas são focados e detalhados inúmeros artigos de interesse sobre o Vinho Madeira, com particular destaque para a sua história, processo de produção, empresas produtoras e alguns dos seus vinhos Madeira.

Ambos os autores destes artigos visitaram recentemente a Região Demarcada da Madeira, e no decorrer destas visitas, o IVBAM preparou um roteiro que incluiu visitas às empresas produtoras e exportadoras de Vinho Madeira, onde estes profissionais tomaram conhecimento das especificidades do processo produtivo do Vinho Madeira e tiveram a oportunidade de degustar vários tipos deste vinho, único no Mundo.

A degustação de produtos típicos da Região em harmonia com o Vinho Madeira e os vinhos de mesa madeirenses também mereceu especial atenção nas refeições, que foram concebidas especialmente para esse efeito. Ainda no que se refere aos vinhos de mesa produzidos na RAM, foi organizada uma visita à Adega do IVBAM, em S. Vicente. Os convidados tiveram ainda a oportunidade de se inteirarem da paisagem e das suas especificidades (castas; sistemas de condução de vinhas, ;etc.) através de visitas aos campos experimentais do IVBAM e a explorações de vitícolas, quer a norte, quer a sul da ilha da Madeira.

Estas visitas revestiram-se assim de grande importância e eficácia, permitindo que estes prescritores, divulgassem junto dos respectivos mercados grande parte do conhecimento que adquiriram e se inteiraram aquando da sua estada na Madeira.

 

Fonte: dnoticias.pt