Início\ Informação \ Notícias
Fenadegas sensibiliza jovens para consumo responsável de bebidas alcoólicas
Em 2014 a Fenadegas continua a investir e a procurar mais apoios no sentido de prosseguir com o programa europeu “Vinho com Moderação”.

Trata-se de uma iniciativa que tem como objectivo o combate ao consumo em excesso de bebidas alcoólicas essencialmente entre os jovens. A educação para o consumo moderado de álcool continua a ser uma premissa para a Federação Nacional das Adegas e Cooperativas de Portugal (Fenadegas), que conta com a adesão das suas associadas.

Em 2013 o programa passou por 17 estabelecimentos de ensino de todas as regiões do país, abrangendo mais de dois mil jovens a partir dos 16 anos. Este ano a iniciativa pretende chegar a Universidades, Politécnicos, Escolas Profissionais Agrícolas e Escolas de Hotelaria e Turismo e sete feiras agrícolas, perfazendo 21 acções em redor deste tema.

A acção "Vinho e Saúde" da Fenadegas, com o apoio do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV), consiste em sensibilizar os jovens para a problemática do consumo excessivo de bebidas alcoólicas, no seu comportamento generalizado e também na condução de veiculos motorizados, para o teor alcoólico das diversas bebidas, para as quantidades que podem ser ingeridas e para a Taxa de Alcoolemia em vigor pela lei portuguesa. Esta acção estará também em sete feiras agrícolas/vitivinícolas: Braga, Penafiel, Santarém, Bombarral, Cadaval, Beja e Lagoa.

A Fenadegas defende o vinho como um bem alimentar que quando ingerido com moderação tem inúmeras vantagens para a saúde dos consumidores. É neste prisma que desde o ano 2009 tem percorrido todo o país e abordado milhares de jovens com o programa "Vinho e Saúde".

A Fenadegas continua a preocupar-se com as consequências nefastas em resultado de consumos abusivos de álcool, pelo que reafirma a sua postura de pugnar pela moderação e pela responsabilidade, junto da generalidade dos consumidores.

 

Fonte: Fenadegas