Início\ Informação \ Notícias
Master Sommeliers provam vinhos portugueses
O wine bar Vestígius apresenta uma iniciativa denominada «Vestigius Top Wines», que visa homenagear e distinguir os vinhos portugueses, e que conta com a presença de dois membros do Court of Masters Sommeliers

O Vestigius Top Wines vai decorrer de 26 a 30 de Março de 2014 no Vestigius Wine Bar, e na região de Lisboa. Trata-se de um evento que irá juntar seis especialistas, independentes e de prestígio, que irão avaliar 160 referências de vinhos portugueses, distribuídos por sete categorias e classificá-los por pontos.

É a primeira vez que representantes do Court of Masters Sommeliers se deslocam a Portugal para provarem e classificarem os vinhos nacionais, o que representa uma oportunidade inédita para o país. Além das provas, que têm lugar no wine bar Vestigius diariamente na parte da manhã, estão programadas visitas a produtores nacionais onde o vinho português estará sempre em destaque. O Objectivo é promover e classificar os vinhos portugueses de forma independente, numa iniciativa inédita em Portugal, e que se pretende de continuidade.

Pretendemos criar um Top5 dos melhores vinhos nacionais, em que serão distinguidos os 5 vinhos mais pontuados de cada categoria. O grande destaque vai para a presença em Portugal de dois representantes do Court of Masters Sommeliers de Londres - Nicholas Clerk e Brian Julyan.

Contamos também com a presença do sommelier do Vestigius Wine Bar, João Chambel, de Ricardo Morais - eleito em 2013 o melhor escanção nacional, sommelier do restaurante Casa da Comida -, Maria João Almeida, conhecida jornalista e especialista da área dos vinhos, e de Nuno Dos Vieira, do blog E Tudo o Vinho Levou, media partner da iniciativa e um dos blogs de vinhos mais destacados do país.      

 

Fonte: Maria João de Almeida / Elisabete Mendes