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Seis centenas de visitantes provaram vinhos no Porto WineMarket
Cerca de 600 pessoas passaram, este sábado, pelo Porto WineMarket, que reuniu, no Porto Palácio Hotel, 40 produtores e mais de 300 vinhos em prova. Destaque especial para a sala premium, área reservada e que contou com uma seleção especial de vinhos topo de gama, entre os quais um com 114 anos de história: o vinho do Porto Niepoort Colheita 1900.

Organizado pela primeira vez no Porto, o evento superou todas as expectativas da organização e dos próprios produtores. "Estamos muito satisfeitos", garantiu ao Dinheiro Vivo André Ribeirinho, um dos organizadores. E a sala premium, a que só tinha acesso quem comprasse o bilhete especial de 45 euros, revelou-se um sucesso. "Só tínhamos 100 bilhetes para essa sala e foram vendidos praticamente todos", acrescenta André Ribeirinho. Não admira, em prova estavam, aí, apenas 20 vinhos, mas com um valor global de que oito mil euros!

Além do já referido Niepoort Colheita 1900, quem passou por este espaço reservado pode apreciar, ainda, um Porto Vintage Noval Nacional 1964, um Niepoort Vintage 1942 ou um Ramos Pinto Vintage 1983, entre outros.

Organizado pelo adegga.com, plataforma que pretende dar a conhecer novos vinhos a consumidores dos mais diversos países, o WineMarket é um evento de sucesso em Lisboa, onde decorreu, pela primeira vez, há cinco anos e tem já direito a duas edições por ano - o Summer WineMarket e o Lisboa WineMarket. A experiência estendeu-se, depois, a Bruxelas,chegou ao Porto e vai, agora, conquistar novos mercados. Ainda este ano, André Ribeirinho e André Cid, mentores do adegga.com, uma prova em Copenhaga (Dinamarca) e, em 2015, em Munique. Refira-se que os 40 produtores presentes em cada um destes eventos são selecionados e convidados pela organização.

Sendo o WineMarket um evento maioritariamente vocacionado para o público em geral, é o momento privilegiado para os apreciadores de vinhos adquirirem bons exemplares a preço especial. E, embora o apuramento final das vendas não estivesse ainda, totalmente, feito quando falamos com André Ribeirinho, o certo é que, "habitualmente, é vendida uma boa parte dos vinhos que os produtores levam", assegura.

Os vinhos portugueses estão na moda, perguntamos. "Não diria que estão na moda, mas que existe um interesse geral maior é uma realidade. As pessoas interessam-se em conhecer os vinhos e os produtores, em prová-los e em conhecer o modo de vida de quem consome vinho, as comidas associadas a cada tipo de vinho, etc", diz André Ribeirinho. E o adegga.com pretende, já a partir da próxima edição do Summer WineMarket, organizar um cojunto de jantar associados ao evento de provas. Experiência que, para o ano, se estenderá à edição do evento no Porto.

 

Fonte: Dinheiro Vivo