Início\ Informação \ Notícias
Comercialização de Vinho Madeira cresceu 24% em quantidade e 15% em valor no 1º trimestre de 2014
A comercialização do Vinho Madeira, no final do primeiro trimestre deste ano, registou um aumento de 24 por cento em quantidade e de 15 por cento em valor, disse hoje o secretário do Ambiente e Recursos Naturais.

"O que se tem verificado é um crescimento constante da comercialização do Vinho Madeira", declarou o governante madeirense durante a visita que efetuou ao evento 'Vinho Madeira & Chocolate', que decorre no átrio do Teatro Municipal, no Funchal, promovido pelo Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira.

Segundo Manuel António Correia, com base nos dados estatísticos relativos aos primeiros três meses deste ano, em comparação com igual trimestre de 2013, verifica-se um aumento acentuado na comercialização do Vinho Madeira sendo de "24 por cento na quantidade e de 15 por cento no valor".

Os dados do Governo Regional mostram que o acréscimo na quantidade foi de 658 mil para 820 mil litros, enquanto a faturação aumentou de 3,8 para 4,4 milhões de euros.

"Crescer com números destes é extraordinário e mostra um crescimento estrutural, constante no setor", sublinhou o responsável.

Na sua opinião, este acrescimento "vai continuar no futuro próximo", perspetivando que "já este ano ultrapasse a comercialização da produção de vinho".

"Aproximam-nos do ponto que em que vamos vender tanto quanto produzimos e espero que, a médio prazo, se possa ultrapassar em comercialização aquilo que se produz, para fazer descer alguns 'stocks' acumulados", destacou.

O responsável apontou que "neste setor, tal como na generalidade dos setores agrícola e agroindustrial, a Madeira está a crescer de forma sustentada", projetando "um futuro auspicioso" para o Vinho Madeira.

Sobre o evento promovido pelo Instituto do Vinho, que mostra a potencialidade da conjugação do Vinho Madeira com o chocolate, o governante insular considerou ser um "excelente exemplo da articulação do que é tradicional com o inovador".

Manuel António Correia mencionou que já existem outras experiências no setor agrícola e na indústria associada da região, realçando que "é inovador, promove a tradição e acima de tudo cria riqueza e, indiretamente, o emprego, consolidado junto destes setores".

O secretário salientou que este género de experiências até motivaram "pessoas que há algum tempo pensavam que nada tinham a ver com os setores tradicionais".

Referiu que estão a ser produzidos chocolates na Madeira, o que mostra que "na economia não há setores estanques e todos devem trabalhar irmanados para fazer Região crescer e aumentar exportações".

Manuel António Correia mencionou que "o setor do vinho é um dos que podem crescer" e que, neste momento, na indústria dos chocolates, a Madeira "só importa parte da matéria-prima".

 

Fonte: dnoticias.pt