Início\ Informação \ Notícias
Município entronizado Confrade Honorário com o título de Mecenas na Confraria do Vinho Verde
O Município de Barcelos foi entronizado Confrade Honorário com o título de Mecenas na Confraria do Vinho Verde, na 42.º cerimónia de entronização realizada no dia 12 de abril, no Auditório da Câmara Municipal de Barcelos.

O Presidente da Câmara Municipal, Miguel Costa Gomes, representou o Município nesta cerimónia que entronizou 29 novos confrades, mestres, oficiais, enófilos e honorários, destacando-se, entre estes últimos, D. Manuel Martins, Bispo Emérito de Setúbal, Eugénio Fonseca, Presidente da Cáritas Portuguesa e Manuel Ferreira de Oliveira, Presidente da Comissão Executiva da Galp Energia, SA.

Após a entronização e a saudação da praxe, Miguel Costa Gomes assinou o protocolo de Cooperação com a Confraria, através do qual a Câmara Municipal passa a ser Confrade Honorária com o título de Mecenas. Foi também assinado o termo de constituição do Grupo Concelhio de Barcelos da Confraria do Vinho Verde e feita a tomada de posse do delegado e subdelegado concelhios.

Na sua intervenção, o Presidente da Câmara reiterou o empenho do Município na promoção do vinho e da marca Barcelos, afirmando: "Faz todo o sentido esta entronização e é muito simbólica para nós, porque a Confraria é uma das grandes promotoras do vinho verde. É uma honra e um orgulho ser convidado e vamos fazer o esforço necessário para honrar este convite". Este "produto de referência", disse ainda Miguel Costa Gomes, está "intimamente ligado à gastronomia", outra área importante que constitui uma das grandes mais valias turísticas e económicas do concelho.

Antes, Mário Cerqueira Correia, Grão Mestre desta Confraria que conta com mais de 600 confrades, afirmou que "Barcelos já é a capital nacional do artesanato, e esperamos agora que seja também a capital do vinho verde", referindo-se à tradição e qualidade dos vinhos do concelho e ao facto de Barcelos ser a Cidade do Vinho 2014

Neste âmbito, o Grão Mestre anunciou a realização de dois grandes eventos, em Barcelos: a realização de um simpósio sobre enoturismo, em novembro, "porque é importante dar a conhecer Barcelos", e uma reunião de todas as confrarias vínicas do país, um evento a ser coordenado pela Federação das Confrarias Báquicas de Portugal.

A cerimónia incluiu, ainda uma missa de ação de graças na Igreja Matriz de Barcelos, presidida por D. Manuel Martins, um cortejo pelas ruas da cidade, o registo do grupo entronizado numa fotografia tirada no jardim das Barrocas e almoço.

 

Fonte: LOCAL.PT