Início\ Informação \ Notícias
Júri reforçado no Concurso Vinhos de Portugal
A edição 2014 do Concurso Vinhos Portugal vai ter um júri reforçado. Já estão confirmadas as presenças de Evan Goldstein (Master Sommelier), Dirceu Viana Júnior (Master of Wine) e Shinya Tasaky (presidente da ASI) no Grande Júri.

O Grande Júri é o órgão que irá determinar, no último dia do concurso, os grandes vencedores, com base nas votações dos dias precedentes. O Grande Júri será ainda composto pelo britânico Charles Metcalfe, co-chairman do International Wine Challenge, colunista da revista ´World of Fine Wine´ e do jornal the Telegraph e pelos portugueses Luis Lopes, director editorial da Revista de Vinhos e coordenador e responsável pelo Guia de Compras dos Vinhos Portugueses, e Bento Amaral, responsável pela Direção Técnica do IVDP, após 14 anos à frente do Serviço de Prova do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto.

O Master Sommelier João Pires assumirá novamente a direcção técnica do concurso. À semelhança do ano passado, vários especialistas internacionais incorporam o Júri como é o caso da britânica Sarah Ahmed, autora premiada freelancer de vinho, blogger, wine educator e colaboradora de revistas especializadas como a Decanter, The Drinks Business, Imbibe, The World of Fine Wine, Harpers Wine and Spirit e Wine-Searcher.com e desde 2006 tem contribuído para o guia anual de vinho Hugh Johnson Pocket Book.

Participam ainda no Júri do Concurso especialistas brasileiros, Alexandra Corvo, sommelier, proprietária e professora no Ciclo das Vinhas - Escola do Vinho e Livraria Especializada, colunista da rádio Bandnews FM, do jornal A Folha de São Paulo e apresentadora de um programa de TV no canal Arte 1, Luis Horta, jornalista de gastronomia e vinhos, colunista do caderno Paladar, do jornal O Estado de S. Paulo, é consultor da Jancis Robinson para as publicações Atlas Mundial dos Vinhos e Oxford Companion to Wine e recentemente lançou o livro " Vinhos que cabem no seu Bolso". Assim como especialistas norte-americanos W. Blake Gray, Editor na Wine Searcher magazine e considerado o World´s Best Online Wine Columnist/Blogger pela Roederer Award 2013, Robert Whitley, colunista de vinho na Creators Syndicate, Publisher na Wine Review Online e presidente da Wine Cellar Productions e Ryan Opaz consultor em sites e blogs de vinhos, adegas e restaurantes e co-fundador da Catavino.net e da Conferência de Comunicação Digital Wine, este ano em Montreux na Suíça.

Completam os Júris cerca de 75 enólogos portugueses, que durante o Concurso terão a oportunidade de trocar informações sobre os vinhos em prova bem como ilustrar o que diferente têm os nossos vinhos.

A iniciativa, que está a ser preparada pela ViniPortugal, será realizada entre 13 e 15 de Maio, no CNEMA, em Santarém. A reunião do Grande Júri terá lugar no dia 16, no mesmo local.

Este concurso pretende continuar a afirmar-se como um acontecimento de relevância internacional dedicado a contribuir para o ganho de visibilidade dos vinhos portugueses nos mercados estratégicos de exportação.

 

Fonte: Revista de Vinhos