Início\ Informação \ Notícias
Adega de Favaios premiada pelo " Tasted Journal 100% Blind"
Duas edições Moscatel Adega de Favaios acabam de ser distinguidas na última edição da revista Tasted Journal 100% Blind, em colaboração com a Wines of Portugal, foram elas a Adega de Favaios 1980 e Adega de Favaios 10 anos.

Pela primeira vez, dois dos melhores sommeliers do Mundo, com visões e experiências complementares, Markus Del Monego (Alemanha) e Andreas Larsson (Suécia), formam um duo de provadores e avaliam o Moscatel Adega de Favaios com notas de excelência 90.5 (1980) e 88 (10 anos) numa escala de 0 a 100 respectivamente.

Sobre o Moscatel Adega de Favaios 1980 Andreas Larson referiu: "De cor âmbar profunda com uma borda verde. O nariz é intenso e maduro de baunilha, especiarias, nozes, madeira, tabaco e melaço. O paladar é intenso e maduro, com uma doçura elevada, de ameixa, figos, chocolate e caramelo, algumas notas apimentadas e um terminar longo e quente", acrescentando para o Favaios 10 anos "Cor âmbar profunda. Nariz intenso de uvas passas, raspas de laranja, especiarias e caramelo. O paladar é redondo, doce e encantador, com comprimento, equilíbrio e boa intensidade."

Markus Del Monego caracterizou o Adega de Favaios 1980 como sendo de "cor mogno escuro. Nariz opulento com aroma reminiscente de melaço, ameixas, figos secos, chocolate e mel. No paladar, casca de laranja seca, chocolate e mel. Bom peso e comprimento". Para o 10 anos a nota é de: "cor âmbar escuro. Flores de laranjeira, casca de laranja cristalizada, marmelada, lírios brancos, notas de mel, açúcar cristalizado e gengibre. No paladar é bem estruturado com comprimento e bom equilíbrio. Um estilo muito especial de vinho com grande originalidade."

Estas provas "cegas" são realizadas várias vezes por ano, em salas de degustação, com procedimentos altamente profissionais, seguindo um rigoroso caderno de regras, permitindo a qualquer momento obter um controlo constante e uma reprodução confiável das condições de degustação.