Início\ Informação \ Notícias
Festa do Vinho do Cartaxo começa com o dia do tinto e inclui dias de branco e rosé
Um seminário sobre castas portuguesas, no dia 2 de Maio pelas 16 horas, no auditório da Quinta das Pratas, marca o programa da Festa do Vinho do Cartaxo a nível técnico.

A organização é da Câmara Municipal e da Associação de Municípios Portugueses do Vinho. O objectivo é debater a importância das castas portuguesas de uvas como factor de diferenciação no mercado internacional do vinho.

Embora a Festa do Vinho decorra de 30 de Abril a 4 de Maio, o município do Cartaxo acolhe regularmente iniciativas ligadas à produção e comercialização de vinhos, assinalando o seu interesse pela melhoria do sector como forma de contribuir para o desenvolvimento das empresas locais e nacionais ligadas ao sector. Ainda recentemente, a 11 de Abril, a Quinta das Pratas recebeu mais de uma centena de profissionais que participaram nas II Jornadas Técnicas da Associação Portuguesa de Enologia (APE).

Na altura, o presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, Pedro Magalhães Ribeiro, referiu os resultados do inquérito promovido pelo IPDT, Instituto de Turismo, junto dos operadores turísticos estrangeiros, que indicam o vinho, como o maior potencial turístico de Portugal e um produto que deve ser divulgado a nível internacional para vender o país como destino, para lembrar "a importância crescente do vinho enquanto produto turístico âncora, de cada uma das regiões". O autarca associou os mais recentes sucessos do vinho português ao "enorme investimento em tecnologia, mas também em conhecimento e formação dos profissionais do sector".

Na altura foram referidas algumas correcções a fazer no sector. Frederico Falcão, presidente do IVV, explicou aos presentes que "no que diz respeito às exportações, que foram de 700 milhões de euros em 2012 e de 725 milhões de euros em 2013", houve um crescimento em valor, mas uma regressão da quantidade exportada. O que atribuiu ao facto de as exportações terem crescido "no vinho engarrafado, mas regredido no vinho a granel, o que aumentou o preço médio em 13%". Quanto ao mercado interno, Frederico Falcão mostrou também alguma preocupação, "este mercado regrediu, 78% das vendas são feitas em grandes superfícies, mas houve uma grande quebra de vendas em restauração".

Festa é festa, é alegria

A inauguração da edição deste ano (a 26ª) da Festa do Vinho está marcada para as 18 horas de 30 de Abril. Na altura serão entregues os Prémios Prestígio da Associação de Municípios Portugueses do Vinho, no âmbito do 7º aniversário daquela organização. À noite, como em todas as outras noites, há música e animação diversa, de carácter popular, a partir das 21 horas. As provas enogastronómicas vão realizar-se nos dias 1, 3 e 4 de Maio, sempre às 16 horas, numa área reservada do Pavilhão Interior. As tasquinhas de petiscos e os stands de produtos ligados ao sector serão os locais mais procurados, como habitualmente. O dia 30 de Abril está baptizado como o Dia do Tinto. O Dia do Branco é 2 de Maio e o Dia do Rosé 3 de Maio. As quantidades que cada visitante bebe devem ser determinadas pelo próprio mas todos os apreciadores de vinho sabem distinguir quantidade de qualidade e que é sempre melhor beber pouco e bom do que muito e mau. Como na Festa do Vinho do Cartaxo está vedada a entrada a vinhos maus é provável que a maior parte dos visitantes opte por levar os melhores néctares para casa para os beber mais tarde. Quem, depois da festa, tiver que conduzir, não bebe.

 

Fonte: O Mirante