Início\ Informação \ Notícias
Cartaxo recebe 115 vinhos do concurso CVR Tejo
O Centro de Promoção Vitivinícola do Museu Rural e do Vinho do Concelho do Cartaxo recebeu, nos dias 23 e 24 de abril, 14 provadores, num júri presidido pelo enólogo João Sardinha, que avaliaram os 115 vinhos que se apresentaram à 5.ª edição do Concurso de Vinhos Engarrafados do Tejo (CVRT).

O Concurso é organizado pela Comissão Vitivinícola da Região Tejo (CVR-Tejo)) e pela Confraria Enófila Nossa Senhora do Tejo, com o apoio da Câmara Municipal do Cartaxo.

João Silvestre, secretário-geral da CVR-Tejo, fez um balanço muito positivo do concurso afirmando que "os vinhos que se apresentaram a concurso surpreenderam pela qualidade, não querendo adiantar-me à divulgação dos resultados, posso revelar que este ano foram atribuídas mais medalhas de ouro do que no ano passado, o que é revelador da qualidade dos vinhos."

Pedro Magalhães Ribeiro, Presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, esteve presente na abertura dos trabalhos, afirmando que "a Câmara tem como uma das suas prioridades, dar ao projeto Cartaxo Capital do Vinho, um novo impulso, que o recupere da inércia dos últimos anos. Este projeto, que entendo estratégico para o desenvolvimento económico do concelho, pode ser um projeto âncora na região", reconhecendo que "o Cartaxo não tem características que, neste setor, lhe permitam afirmar-se pela quantidade, mas possui um capital muito importante - o envolvimento de toda a comunidade, em torno do mundo rural e do setor vitivinícola em especial".

O Concurso escolhe o melhor vinho da região, ao qual será atribuída a medalha de excelência. Para além desta medalha, estão também em causa a grande medalha de ouro, a medalha de ouro e a medalha de prata, que serão atribuídas de acordo com as pontuações recebidas. As medalhas de ouro e prata, não podem ultrapassar os 25% dos vinhos a concurso, conforme explicou João Silvestre.

Os prémios deste ano serão entregues na Gala Vinhos Tejo, que terá lugar no dia 23 de maio, no Convento de S. Francisco, em Santarém.

 

 

Fonte: LOCAL.PT