O número de vinhos inscritos na 2.ª edição do Concurso Vinhos de Portugal aumentou 6,7%, para 1071, e 150 produtores. Em relação ao ano anterior ao da gestão da ViniPortugal, quando os vinhos a concurso andavam nos 600, o crescimento foi de 78,5%.
"Números impressionantes", diz Jorge Monteiro, presidente de ViniPortugal, que, ao Dinheiro Vivo, destaca o grupo de 25 especialistas internacionais que "vêm apreciar os vinhos portugueses" no Concurso Vinhos de Portugal.
Na 2.ª edição deste concurso, que decorre de 12 a 16 de maio, no CNEMA, em Santarém, participam também 75 jurados portugueses, na sua maioria enólogos. Ver aqui o painel completo.
"Queremos que haja troca de impressões, que os enólogos portugueses passem informação sobre os nossos vinhos, mas recebam também informações de outros mercados", diz Jorge Monteiro.
Os mesmos para onde o vinho português é exportado? "Essencialmente, mas não exclusivamente", responde o presidente da ViniPortugal, apontando a origem dos jurados estrangeiros: Canadá, EUA, Brasil, China, Japão e Coreia, além dos europeus, nomeadamente de França até à Rússia.
O concurso, cuja direcção técnica é do master sommelier português João Pires, está organizado em 2 grandes grupos: o primeiro exclusivo para vinhos licorosos e segundo para os restantes vinhos, tranquilos de blend ou varietais e espumantes.
Jorge Monteiro explica que serão atribuídas medalhas de ouro, prata e bronze, de acordo com as pontuações de classificação. Depois, os vinhos que conquistem medalha de ouro serão submetidos a nova avaliação, desta vez por parte Grande Júri. E daqui, sairão os melhores dos melhores, que receberão a grande medalha de ouro.
Os vinhos premiados com a grande medalha de ouro asseguram a participação nas ações de promoção genérica: nos seminários para profissionais, provas para consumidores, city tastings ou presenças em feiras transversais, nos mercados prioritários de promoção dos vinhos portugueses: EUA, Brasil, Canadá, China, Angola, Reino Unido, Alemanha, Nórdicos, Japão e Singapura.
Mas o concurso terá também mater classs, provas e jantares vínicos, além de visitas a diversos produtores. Ver aqui o programa completo.
Este é mais um evento que se insere na estratégia de promoção dos vinhos portugueses, numa altura em que o mercado nacional perde vendas, não só a nível de consumo per capita, como também devido à transferência do consumo para produtos de baixo valor.
"O
vinho português é cada vez mais conhecido", destaca o presidenta da
ViniPortugal, que revela o desejo de os levai ainda mais longe no final
do ano: Japão e Singapura.
Fonte: Dinheiro Vivo
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