Início\ Informação \ Notícias
Portugal destacado no Concour Mondial de Bruxelles
Já saíram os resultados da edição de 2014 do Concours Mondial de Bruxelles, que este ano comemorou o seu vigésimo aniversário na cidade onde nasceu, Bruxelas.

No total, estiveram em prova  nos dias 2, 3 e 4 de Maio,  8060 vinhos provenientes de 41 países produtores ,  reunindo 320 provadores de vinhos de diversas nacionalidades, entre os quais sommeliers, importadores, jornalistas, críticos de vinhos e de bebidas espirituosas, entre outros.  

Este ano, Portugal teve pela primeira vez mais de 900 vinhos inscritos e, destes, 250 foram medalhados, tendo sido o segundo país com mais Grandes Medalhas obtidas, seguido da França, que ocupa a posição de líder. Entre as medalhas atribuídas, destacam-se as 16 Grandes Médailles d'Or obtidas e o reconhecimento do Melhor Branco para a Quinta da Herdade Escolha 2013 Vinho Verde e  Melhor licoroso para o Porto Cruz Colheita 1985, que conquistaram a distinção de «Best Wine Trophy», sinónimo da melhor pontuação absoluta na categoria.  

Estes prémios representam 26 % dos vinhos inscritos o que é um rácio invejável, comparando com o resultado dos restantes países participantes.  Falando ainda de reconhecimento nacional, Sérgio Antunes recebeu o galardão «Benchmark  Taster» do Concours Mondial de Bruxelles deste ano, prémio este que valoriza a sua consistência nas avaliações em relação às médias do concurso e dentro do seu painel de degustação.

No decorrer do jantar de encerramento desta 20ª edição do Concours Mondial de Bruxelles,  a Sogrape Vinhos foi alvo de uma importante homenagem por parte da organização, pelo  facto desta empresa portuguesa ser, entre todos os concorrentes mundiais, a produtora mais medalhada de sempre ao longo do historial deste prestigiado concurso internacional.  O troféu atribuído foi recebido pelo CEO da empresa, António Oliveira Bessa.    

A 22º edição do Concours Mondial de Bruxelles terá lugar nos dias 1, 2 e 3 de Maio em Jesolo  (Veneto, Italie), retomando assim a sua jornada pelas grandes regiões vinícolas europeias.

 

 


Fonte: Maria João de Almeida