Início\ Informação \ Notícias
Fenadegas apela para consumo responsável
A Federação Nacional das Adegas e Cooperativas de Portugal (Fenadegas) prossegue com o programa europeu «Vinho com Moderação», uma iniciativa que pretende combater o consumo em excesso de bebidas alcoólicas, essencialmente entre os jovens

A educação para o consumo moderado de álcool continua a ser uma premissa para a Fenadegas, que conta com a adesão das suas associadas. O ano passado, o programa passou por 17 estabelecimentos de ensino nacionais, abrangendo mais de dois mil jovens a partir dos 16 anos.

Este ano a iniciativa pretende chegar a Universidades, Politécnicos, Escolas Profissionais Agrícolas e Escolas de Hotelaria e Turismo, abrangendo ainda sete feiras agrícolas, perfazendo 21 ações em redor deste tema. A acção «Vinho e Saúde» tem também o apoio do IVV - Instituto da Vinha e do Vinho, e consiste em sensibilizar os jovens para a problemática do consumo excessivo de bebidas alcoólicas, no seu comportamento generalizado e também na condução de veículos motorizados, para o teor alcoólico das diversas bebidas, para as quantidades que podem ser ingeridas e para a Taxa de Alcoolemia em vigor pela lei portuguesa. A Fenadegas defende o vinho como um bem alimentar que quando ingerido com moderação tem inúmeras vantagens para a saúde dos consumidores. É neste prisma que desde 2009 a Fenadegas percorre o país com este programa.

A Federação Nacional das Adegas Cooperativas de Portugal foi fundada em 1981, por um conjunto de 24 adegas. Atualmente conta com 56 cooperativas associadas diretamente e ainda com três Uniões - UNIDOURO, UDACA e VERCOOPE -, representando quase todas as regiões do país.      

 

Fonte: Maria João de Almeida / Elisabete Mendes