Início\ Informação \ Notícias
Produtor português lança vinho com pegada de carbono reduzida
O produtor de vinhos do Baixo Alentejo Henrique Uva/Herdade da Mingorra desenvolveu um vinho com uma pegada de carbono menor que um vinho comum.

De acordo com o produtor, este vinho tem uma garrafa mais pequena e mais leve do que o normal para o seu segmento, um rótulo e contra rótulo em papel reciclado e uma rolha de cortiça natural com certificação FSC.

Este vinho obteve a certificação PAS 2050:2011,no âmbito da pegada de carbono e serviços, auditado pela entidade certificadora DNV - Det Norske Veritas. A PAS 2050 é uma norma internacional que regulariza metodologias para avaliação de emissões de gases de efeito de estufa, ao longo do ciclo de vida de um bem ou serviço, permitindo evidenciar a pegada de carbono resultante da sua produção

Intitulado "Imaginem" , este " é um vinho especial e distinto, com aroma a frutos maduros, de sabor concentrado e prolongado, que estagiou em madeira. A sua produção, com menos recursos e mais engenho, torna-o uma experiência única e sustentável, registando uma pegada de carbono significativamente menor do que a de um vinho comum."

 

Fonte: Enovitis Oleavitis / Ana Rita Costa