Início\ Informação \ Notícias
Os melhores produtores de 2013, no Dão
Já são conhecidos os premiados no Concurso “Os melhores Vinhos do Dão no Produtor – Dão Primores 2013“. Os diplomas foram entregues no dia 19 de Maio, no decurso da sessão de abertura do evento Dão Primores, promovido pela Comissão Vitivinícola Regional do Dão (CVR do Dão).

Apresentaram-se a concurso 37 produtores e 121 vinhos. No total foram distribuídos 10 diplomas de ouro, 24 de prata e 2 menções honrosas. A Quinta de Lemos foi a grande vencedora desta edição, em vinhos tintos, recebendo quatro Diplomas de Ouro e ainda o diploma de "O Grande Vinho do Dão" colheita de 2013. O vinho branco mais premiado é o da Adega Cooperativa de Penalva do Castelo. A Caminhos Cruzados (dos vinhos Titular) venceu o diploma de Prata nos vinhos Rosados, o prémio máximo atribuído nesta categoria.

Ao contrário da maioria dos concursos, este premeia sobretudo os produtores e a maneira como trabalharam na vindima de 2013. Tanto é assim que a maioria dos vinhos tintos estará ainda em cuba e não se sabe ainda se um vinho será lote final ou vai receber afinações até ir para o mercado. A Quinta de Lemos, por exemplo, tem o hábito de apenas lançar tintos com vários anos de garrafa. O concurso, refira-se, é aberto a todos os produtores.

DIPLOMAS DE OURO

Brancos

Adega Cooperativa de Penalva do Castelo

Seacampo (Vila Nova de Tazém)

Magnum - Carlos Lucas Vinhos (Santar - Nelas)

Tintos

Quinta de Lemos (Passos de Silgueiros) (4)

Dão Sul (Carregal do Sal)

União Comercial da Beira (Oliveirinha - Carregal do Sal)

Virgínia Marques Barbosa (Corga - Penalva do Castelo)

 

Fonte: Revista de Vinhos / António Falcão