Início\ Informação \ Notícias
"Setúbal à Prova" com provas de vinhos, mercado e cozinha ao vivo
Por entre os aromas citrinos, de fruto em passa e a compotas de um moscatel, a pasta mole de um queijo de Azeitão ou o sabor intenso a maresia de uma ostra do Sado… este fim de semana, Setúbal é o mais tentador dos destinos portugueses.

O evento "SETÚBAL À PROVA", que inaugura já na próxima sexta-feira, dia 23, e prolonga-se até domingo, dia 25, apresenta vinhos, um mercado com dezenas de produtos e sessões de cozinha ao vivo.

A Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal (EHTS) abre portas aos visitantes às 18h de sexta-feira. Meia hora volvida, o sommelier Rodolfo Tristão apresenta "Joias de Setúbal", uma prova em registo informal que conduzirá os participantes por alguns dos melhores exemplares de moscatéis de Setúbal. À hora de jantar, o palco é do chefe José Serrano, da EHTS, que elabora criações à base de dois dos peixes mais populares e apreciados no nosso país, o atum e a sardinha.

Sábado, o sommelier Manuel Moreira combina moscatéis com chocolate, seleciona grandes brancos da região e sugere vinhos tintos para guardar, em provas comentadas e conversas de registo informal que procuram transmitir dicas práticas para quem já aprecia bons vinhos ou simplesmente pretende despertar para esse universo. Ainda nesse dia, três sessões de cozinha ao vivo com outros tantos chefes: Vasco Alves (EHTS) apresenta "choco em várias texturas"; Luis Barradas mergulha na "fauna e flora da Baía de Setúbal"; e Fernanda Amaro (restaurante Amarobom) mostra "salmonete à beira da serra mãe".              

Ao terceiro e último dia, domingo, Manuel Moreira, sommelier da revista "WINE - A Essência do Vinho", propõe grandes tintos da Península de Setúbal e rosés para levar até à praia. O chefe Alexandre Silva, dos restaurantes Bica do Sapato e "Alexandre Silva na Ribeira", em Lisboa, encerra o programa com uma sessão de cozinha ao vivo sob o tema "Península de Setúbal, tradição e modernidade".

"SETÚBAL À PROVA" é uma organização da Comissão Vitivinícola Regional (CVR) da Península de Setúbal e da Câmara Municipal de Setúbal, com produção da EV - Essência do Vinho. A entrada tem um custo de 3€, que inclui a oferta de um copo de provas.

O evento decorre sexta-feira, dia 23, das 18h às 24h, sábado, dia 24, das 15h às 24h, e domingo, dia 25, das 15h às 19h. O programa detalhado encontra-se disponível online, em www.setubalaprova.com

Fonte: Redação | WINE-A Essência do Vinho