Início\ Informação \ Notícias
Quinta de La Rosa em destaque na Wine Advocate
Produzido com uvas das castas Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta e Tinta Roriz, selecionadas nas melhores parcelas da quinta, este vinho é testemunho do equilíbrio e frescura de que se pauta o estilo La Rosa. Marks Squires, colaborador de Parker para os vinhos portugueses, considera-o “maravilhosamente elegante e fresco, com um equilíbrio impecável, impossível de resistir”.

Classificado com 94 pontos (numa escala entre os 50 e os 100 pontos), o crítico destaca ainda a sua "textura sedosa e graciosidade", bem como uma "mineralidade surpreendente", advogando que, com um par de anos de estágio em cave, a sua evolução o tornarará mais "carnudo" e ainda "mais expressivo e impressionante".

Em Março, o Reserva 2011 tinha já saído vencedor no Concurso Internacional de Vinhos "Berlin Wine Trophy", com uma Medalha de Ouro, a par com o La Rosa Vintage do mesmo ano. A esta distinção veio juntar-se a excelente apreciação do mais conceituado duo de sommeliers do mundo, Markus Del Monego (Alemanha) e Andreas Larsson (Suécia), que lhe atribuiram 93/100 pontos, em prova cega.

Markus Del Monego considera que este Reserva Tinto tem "bom potencial, taninos maduros, frescura e um persistente fim de boca", opinião partilhada por Andreas Larsson que denota "nariz intenso de bagas escuras maduras, café torrado, carvalho novo e especiarias".

Em nota de prova, o responsável de enologia da Quinta de la Rosa, Jorge Moreira, salienta a concentração e a complexidade deste vinho, que se apresenta "cheio de fruta, com aromas a amora, esteva e também notas florais". Em sua opinião, acompanha preferencialmente pratos de carne fortes, enchidos e Queijo da Serra.

Fermentado maioritariamente em tradicionais lagares de granito e com pisa a pé, amadureceu em barricas de carvalho francês durante 18 meses. Foram produzidas 13 000 garrafas, podendo ser bebido agora ou envelhecido até 10 anos.

O Quinta de la Rosa Reserva Tinto 2011 já se encontra disponível no mercado e custa 26 euros (PVP recomendado). Em Portugal Continental a distribuição é assegurada pela Decante Vinhos.

Sobre a Quinta de La Rosa

Situada no Pinhão, coração do Alto Douro Vinhateiro, estende-se ao longo das margens do rio Douro e eleva-se a uma altitude de 400 metros, beneficiando de uma vista privilegiada sobre a vila e o rio. Desde 1906 pertence à família Bergqvist, foi comprada e oferecida como presente de batismo a Claire Feuerheerd, avó de Sophia Bergqvist, atual responsável pela gestão da Quinta com a ajuda da família.

Com produção anual de 50.000 litros de vinho do Porto e 160 mil litros de vinhos de mesa, a propriedade é composta por 11 vinhas, distribuídas por 55 hectares e todas elas classificadas com a letra A pelo Instituto dos Vinhos do Porto e Douro. Para além da produção vínicola, é ainda produzido azeite extra virgem de alta qualidade.

Os últimos investimentos resultaram numa melhoria das instalações de produção, com a construção de uma adega moderna, onde se tira partido da gravidade para preservar todos os aromas e sabores das uvas. A nova infraestrutura dispõe de quatro lagares de granito climatizados, um autómato, seis cubas climatizadas de fermentação com capacidade para 10.000 litros e uma prensa automatizada.

Em nome próprio ou com rótulos privados, por todo o mundo os vinhos Quinta de La Rosa estão presentes nos principais restaurantes e retalhistas. O tinto Quinta de La Rosa Douro Estate foi o primeiro vinho português a integrar os cabazes dos armazéns Harrods. No início de 2014 foi lançado um vinho do Porto MCC para a Lords, a casa do cricket e um Porto Vintage para a Waitrose. Apreciado por chefes de renome como Gordon Ramsey, Jamie Oliver e Mark Hix, fazem parte da carta de vinhos de alguns dos mais conceituados restaurantes, alguns deles assinalados com estrelas Michelin.

Também em Portugal Continental, onde a distribuição é assegurada em exclusivo pela Decante Vinhos, estão presentes nas cartas de conceituados restaurantes, sendo preferência de acreditados chefes de cozinha como, entre outros, Dieter Koschina (restaurante Vila Joya), Evaristo (Solar dos Presuntos) e Rui Paula (D.O.P).

A expansão, depois de consolidada em mercados como Reino Unido, Holanda, Bélgica e USA, é agora reforçada em mercados longínquos como a China, o Japão e o México, onde começaram já a dar os primeiros passos.

Como complemento à atividade vinícola e do azeite, a família Bergqvist tem dedicado especial atenção ao Turismo. A oferta de alojamento da Quinta de La Rosa é complementada com visitas guiadas, provas de vinhos e catering. Os visitantes podem optar pela Casa principal, com 14 quartos, com vista privilegiada sobre o Douro e acesso à piscina, ou escolher entre duas casas independentes, a Lamelas (6 quartos) e a Amarela (10 quartos), um alojamento alternativo para ocasiões especiais ou arrendamento semanal.

Sobre a Decante Vinhos

Fundada em 1996, a Decante Vinhos é uma distribuidora de capitais 100% nacionais com instalações em Lisboa, Porto e Algarve, e duas dezenas de colaboradores. Com um volume de negócios na ordem dos 7 milhões de euros e crescimento sustentável de dois dígitos ao ano, representa no seu portfólio todas as regiões do país e outros vinhos de referência em França, Espanha e Itália.

 

Fonte: LOCAL.PT