Início\ Informação \ Notícias
ÉvoraWine 2014 com 100 vinhos à prova
A primeira edição do evento ÉvoraWine, dedicado aos apreciadores de vinho, está marcada para este fim-de-semana em Évora, contando com a presença de 28 produtores e cerca de 100 vinhos à prova.

Intitulado "Alentejo - o saber do vinho", o certame, que vai decorrer este sábado e domingo, dias 24 e 25, no Palácio D. Manuel, apenas com produtores do Alentejo, pretende ter carácter anual e proporcionar aos apreciadores de vinho dois dias de programação variada.

O programa inclui, além de animação, provas comentadas, uma mesa redonda sobre "Castas Nacionais vs Estrangeiras", um curso de iniciação à prova e mostras de produtos regionais.

O ÉvoraWine, segundo os promotores, pretende ser "uma forma de tornar a cidade de Évora um lugar de culto para todos aqueles que apreciam as qualidades únicas de um produto, o vinho, que é hoje um dos principais motores do desenvolvimento económico nacional".

Situada no centro de uma "região vinícola de reconhecido sucesso na produção e comercialização", Évora apresenta-se, salientam os organizadores, "como um local privilegiado para uma apresentação colectiva dos produtores de vinhos do Alentejo".

O evento, promovido por uma empresa de Évora, conta com o apoio do Município local, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, Turismo do Alentejo e Ribatejo, Comissão Vitivinícola Regional Alentejana e de várias empresas.

Com oito sub-regiões vitivinícolas (Portalegre, Borba, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vidigueira, Moura, Évora e Granja/ Amareleja), o Alentejo, que possui 22 mil hectares de vinha, exporta os seus vinhos para os quatro cantos do mundo, sendo Angola, Brasil, Estados Unidos, China e Canadá alguns dos principais mercados.



Fonte:
Correio Alentejo