Início\ Informação \ Notícias
Invista em vinhos e ganhe até 15% ao ano
Acaba de entrar uma nova empresa no mercado nacional. Trata-se da Vino Invest e pretende lançar o conceito de investimentos em vinho de alta qualidade. De acordo com a mesma, apostar neste sector representa um investimento seguro e com pouca volatilidade

Quer investir e obter uma média de retorno de 15% ao ano? É possível se optar pela Vino Invest - empresa especializada em consultoria de empresa para investimentos em vinhos de alta de qualidade de Bordéus e Borgonha e conta com a supervisão da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

"O investimento em vinhos de alta qualidade é uma escolha segura, pouco volátil e regista uma média de retorno de 15% por ano, nos investimentos a cinco anos. Esta opção de investimento é particularmente dirigida a investidores com elevados recursos financeiros, ou clientes institucionais, que pretendam diversificar o seu portefólio de aplicações", revela a empresa que acaba de se estrear no mercado nacional.

Para conseguir obter os melhores resultados, a Vino Invest aposta ainda numa monitorização constante do mercado internacional e, como a actividade é regulada pela CMVM, a empresa garante que as transacções são efectuadas de forma transparente.

Mas este investimento tem de obedecer a alguns critérios. "Os vinhos são sempre de produção limitada, das regiões de Bordéus e Borgonha, com uma elevada classificação pelos mais conceituados críticos de vinho. A elevada procura global, os registos históricos, quer a nível de retorno financeiro, quer a nível de produção de vinhos de excelência, são factores essenciais na selecção dos vinhos. Realizam-se também várias análises financeiras do mercado, quer quantitativas, quer qualitativas, a fim de identificar as tendências e as oportunidades de compra e venda", esclarece ainda a empresa.

A Vino Invest lembra também que os investimentos em vinho de alta qualidade superaram todos os principais índices financeiros das últimas três décadas e, segundo o Liv-ex, a Taxa Composta de Crescimento Anual entre 1991 e 2011 demonstra que este tipo de produto superou também as rentabilidades verificadas em petróleo e ouro, durante esse período. "O mercado de investimento em vinho de alta qualidade é global e mais seguro do que os mercados financeiros", garante.

Além disso, de acordo com a mesma, "a procura por vinhos franceses de topo é crescente e superior à oferta. Quanto maior for a procura, por parte de investidores e consumidores, aliada à maturidade de um vinho, maior é o seu valor, por isso, à medida que os anos passam, torna-se mais valioso. Este é um dos factores que está directamente ligado às vantagens do investimento em vinhos de alta qualidade".

Mas como pode investir? A fase inicial do trabalho da Vino Invest passa por uma análise do perfil e dos objectivos de cada cliente. Tendo em conta que cada investidor tem um perfil de risco próprio - pode ser conservador, moderado ou arriscado - cabe à Vino Invest aconselhar quais as melhores soluções de investimento e fazer a recomendação de um portefólio, montantes de investimento, mas também o tempo de maturidade para a aplicação, a partir do mínimo de 5 anos, em função dos objectivos pretendidos.

A partir daí, cada cliente tem a sua própria conta privada na Octavian ou na London City Bond, dois dos principais entrepostos aduaneiros no Reino Unido. No prazo máximo de 30 dias, o vinho é guardado em nome do cliente. Cada caixa é fisicamente etiquetada com o nome do proprietário, sendo emitido um número de rotação único, que identifica a caixa como propriedade do cliente. No caso da Octavian é exigido uma comissão mínima anual pelo serviço de armazenamento e seguros do vinho. Isso significa que todos os vinhos armazenados na Octavian estão automaticamente segurados contra todos os riscos, no valor total da sua substituição e sem limite. Já com a London City Bond a facturação anual também está sujeita a uma taxa mínima de serviço de armazenamento e seguro do vinho.

"Além das características próprias de um investimento de médio a longo prazo, uma aplicação em vinho de alta qualidade tem outras características que o tornam uma opção altamente vantajosa, em matéria de investimento. Trata- -se de um bem físico e real que, ao contrário de uma acção ou título, terá sempre um valor intrínseco".

Ao mesmo tempo, beneficia de cobertura de risco cambial, já que o vinho pode ser uma "commodity que oferece a oportunidade de protecção contra a oscilação da moeda". E acrescenta: "As pressões inflacionárias têm levado alguns investidores a procurar commodities, como o vinho, para investir em bens reais, protegendo-se contra a desvalorização".

Tal como acontece com outros investimentos, também esta empresa aplica uma taxa pela compra dos seus vinhos. Esta é fixada em 15%, no entanto, a "Vino Invest não cobra qualquer comissão pela venda do vinho em nome do cliente".

 

 

Fonte: Jornal i