Início\ Informação \ Notícias
Dão mostra primores 2014 e anuncia visita a Lisboa
Pelo quarto ano consecutivo realizou--se o festival Dão Primores, promovido pela Comissão Vitivinícola Regional do Dão (CVR do Dão).

Com a presença do presidente do Instituto da Vinha e do Vinho, Eng. Frederico Falcão e do presidente da CVR Dão, professor doutor Arlindo Cunha, realizou-se no domingo, 18 de Maio, a cerimónia de abertura. Cerca de 40 produtores mostraram 150 vinhos da colheita de 2013. Esta festa do vinho do Dão procura ser um forte elo de ligação entre quem produz e  quem vende e divulga o vinho.

Na segunda-feira, um júri provou os vinhos e elegeu como o melhor o Quinta de Lemos D. Georgina 2013, um blend de touriga nacional, tinta roriz e alfrocheiro mas que só irá estar disponível ao público em 2018, pois este vinho fica 5 anos em estágio na adega do produtor.

Além deste vinho, o produtor Quinta de Lemos, ainda viu mais vinhos da sua lavra premiados. O vinho branco mais premiado é o do produtor Adega Cooperativa de Penalva do Castelo. O produtor Caminhos Cruzados venceu o diploma de Prata na espécie vinhos Rosados, o prémio máximo atribuído nesta categoria. No total foram distribuídos 10 diplomas de ouro, 24 de prata e 2 menções honrosas.

Diplomas de Ouro
Brancos monocasta: Adega Cooperativa de Penalva do Castelo (Penalva do Castelo); Seacampo (Vila Nova de Tázem); Magnum - Carlos Lucas Vinhos (Santar - Nelas).

Tintos monocasta Quinta de Lemos (Passos de Silgueiros - Viseu); Virgínia Marques Barbosa (Corga - Penalva do Castelo).

Tintos blend Dão Sul - Sociedade Vitivinícola (Carregal do Sal); União Comercial da Beira (Oliveirinha - Carregal do Sal); Quinta de Lemos.
Diplomas de Prata
Brancos blend Sociedade Agrícola de Santar (Carregal do Sal); Adega Cooperativa de Penalva do Castelo); Seacampo; Quinta do Solar de Arcediago (Carregal do Sal; Sociedade Agrícola de Santar (Carregal do Sal); Lusovini (Nelas)

Brancos monocasta Caminhos Cruzados (Nelas); O Abrigo da Passarella (Passarella - Lagarinhos - Gouveia).
Vinho rosé: Caminhos Cruzados (Nelas)
Tintos monocasta: O Abrigo da Passarela; SPAGRE - Sociedade Agrícola (Oliveirinha - Carregal do Sal); Adega Cooperativa de Penalva do Castelo; Quinta de Lemos; Magnum - Carlos Lucas Vinhos (Santar - Nelas); Agriema (Paranhos da Beira); CM Wines Sociedade Vinícola (Pindelo de Silgueiros); Virgínia Marques Barbosa (Corga - Penalva  do Castelo).

Tintos blend: João Paulo Gouveia Vinhos
(Oliveira de Barreiros - Viseu); Julia Kemper Wines (Oliveira - Mangualde); CM Wines Sociedade Vinícola (Pindelo de Silgueiros); Magnum - Carlos Lucas Vinhos (Santar - Nelas); SPAGRE - Sociedade Agrícola (Oliveirinha - Carregal do Sal); Dão Sul - Sociedade Vitivinícola (Carregal do Sal).

Menções Honrosas
(ambas a vinhos rosé): Adega Cooperativa de Penalva do Castelo e Adega Cooperativa de Vila Nova de Tázem.

Dão em Lisboa em Junho
Segundo informação do professor doutor Arlindo Cunha vai realizar-se um festival do Vinho do Dão em Lisboa, em 20 e 21 de Junho. O evento terá lugar no Palacete Henrique de Mendonça, na rua Marquês de Fronteira, edifício pertencente à Universidade Nova de Lisboa, onde funciona a Nova School of Business and Economics (Nova SBE), escola dedicada à formação de executivos.
Haverá provas comentadas, provas de vinhos e de queijo da Serra e vendas directas ao público.

 

 

Fonte: Jornal i